Metso espera crescer mais de 10% em 2017

Áreas de serviços e fertilizantes estão entre os destaques da empresa

Por Conexao Mineral 07/08/2017 - 08:46 hs
Foto: Metso
Metso espera crescer mais de 10% em 2017
Empresa aposta nas áreas de fertilizantes e prestação de serviços

A Metso tem a expectativa de crescer mais de 10% em 2017, mesmo diante do cenário econômico desafiador. A empresa finlandesa está no Brasil há 98 anos e tem participação expressiva nos setores de mineração, papel e celulose, construção e Oil&Gas. Atualmente, a aposta é no crescimento de suas áreas dedicadas às indústrias de fertilizantes e de serviços, responsáveis por grande parte do faturamento da Metso. 

Segundo Marcelo Motti, vice-presidente da Metso Brasil, a empresa vem efetuando nos últimos anos uma série de investimentos e também prospectando novos mercados - um exemplo é a atuação no segmento de fertilizantes -, um setor relevante para a Metso. “Pretendemos atuar como um importante player na indústria de fertilizantes, nos posicionando como um fornecedor que pode agregar novas tecnologias e serviços. Já iniciamos com diversos provimentos para grandes clientes e players internacionais”. Motti destaca que o objetivo principal neste segmento é reduzir o custo operacional das empresas, melhorando a performance dos equipamentos já existentes ou instalando equipamentos com tecnologias inovadoras.

“Como o mercado de fertilizantes passou por um processo de consolidação nos últimos anos, nos concentraremos principalmente em atender as empresas com soluções diferenciadas e com uma robusta estrutura de projetos e de tecnologia de processos, suportando os clientes na busca constante de competitividade em seus mercados de atuação”, comenta.

Seguindo a projeção de crescimento e de investimentos, a área de serviços da Metso deve expandir a atuação também dentro das indústrias de mineração, que contam com equipamentos operando há vários anos - e que agora demandam atualizações tecnológicas para que possam manter a performance operacional adequada -, bem como a divisão de válvulas da empresa, também conhecida como flow control.

“A indústria como um todo necessita atualizar seus parques fabris preservando os investimentos já realizados, buscando sempre ser mais competitiva. Dessa forma, se torna cada vez mais imperativa a conexão do parque industrial com as novas tecnologias, como o armazenamento em nuvem, por exemplo. Estamos apoiando as empresas no desenvolvimento tecnológico e inserindo-as na era da indústria 4.0, tecnologia que veio para ficar e é mais que apenas equipamentos com tecnologias embarcadas”. A Metso atua no monitoramento a distância, não apenas dos equipamentos, mas também de processos produtivos. Esta é uma tendência que vem se consolidando rapidamente na indústria brasileira e a torna mais competitiva globalmente.

De acordo com Motti, o capital humano das empresas é outro fator primordial para a Metso. “Temos ministrado diversos treinamentos para os clientes e entendemos que esta demanda deve aumentar nos próximos ciclos. Hoje com mais de 50% do corpo de colaboradores na área de serviços, asseguramos nosso posicionamento de uma empresa de tecnologia em equipamentos com foco em buscar o melhor serviço prestado na indústria de processamento”.