Separação de ultrafinos reduz custo de energia em 30% e permite menor carga circulante

Tecnologia duplica área de peneiramento e permite colocação de até 10 níveis de classificação individuais

Por Conexao Mineral 10/08/2017 - 09:07 hs
Foto: Metso
Separação de ultrafinos reduz custo de energia em 30% e permite menor carga circulante
Equipamento usa telas de poliuretano disponíveis com abertura de 75 a 1000 microns

UltraFine Screen (UFS) é  uma tecnologia de separação mineral de ultrafinos via processo a úmido desenvolvida pela equipe de engenharia de equipamentos vibratórios da Metso Brasil. Segundo a empresa, combina a alta eficiência e a durabilidade das telas de poliuretano de alta porcentagem de área aberta, que operam com uma frequência de até 3600 rpm. As telas de poliuretano estão disponíveis com abertura de 75 a 1000 microns.

Com utilização de telas de alta performance - e maior capacidade para um mesmo layout – alcança-se a melhor eficiência da separação, o que resulta em menor carga circulante, maior capacidade e menor necessidade de energia para a área de cominuição. Estas características únicas levam a ganhos substanciais nos custos de operação. De acordo com o gerente de Produto da Metso, Ricardo Ogawa, é possível alcançar até 30% de redução de energia ou 30% de ganho de capacidade.

“O grande diferencial da separação via peneiramento versus a hidrociclonagem – que é uma separação por densidade -, é que o peneiramento é uma separação geométrica”, explica Ogawa. “Além de o desempenho de peneiramento ser menos influenciado pelas variabilidades operacionais da planta, a separação geométrica é mais eficiente e independe da densidade dos materiais processados, podendo operar eficientemente e, ao mesmo tempo, com diferentes materiais”, complementa Ogawa.

Segundo o fabricante, o UltraFine Screen atende aos desafios que limitavam as aplicações mais amplas das tecnologias de peneiramento a fino e úmido na indústria mineral, graças ao seu projeto, que possui área de peneiramento de até 15m² em um único equipamento. 

Em relação a outras tecnologias existentes no mercado, Ogawa ressalta que o UltraFine Screen dobra a área de peneiramento em uma única máquina. “Isso é atingido através do projeto modular, consistido em até 10 decks individuais de peneiramento, colocados juntos numa montagem compacta de vibração única”, diz. Esse fator reduz o espaço e a infraestrutura necessária para a integração da planta. Apesar da construção compacta, a modularidade dos decks proporciona um acesso fácil para manutenção.

Hydrocyclone MHC

Mesmo com a grande área de peneiramento da Ultrafine screen, a hidrociclonagem pode ser economicamente mais viável para grandes capacidades. Em função disso, a nova geração da Metso em tecnologias de classificação de finos a úmido para processamento mineral oferece também a série de Hydrocyclone MHC, recém-lançada.

Para desenvolver o Hydrocyclone MHC, foram utilizados recursos de modelamento e de simulação avançados. O fabricante destaca características como desempenho de processo otimizado, design superior de componentes e a maior facilidade de manutenção.

Os novos hidrocliclones são indicados para classificações de materiais que variam desde a moagem primária até a remoagem de finos para vários tipos de minérios. Com esse produto a Metso pode oferecer ao cliente todo o sistema de circuito de moagem: moinhos verticais e horizontais, instrumentação e controle, bombas de descarte, tubulações para movimentação de lama e também hidrociclones de classificação.