Federação das Associações de Engenheiros de Minas quer ampliar visibilidade da instituição

Faemi lançou sua fanpage no Facebook durante evento em Belém (PA)

Por Conexao Mineral 11/08/2017 - 08:19 hs

A Federação das Associações de Engenheiros de Minas (Faemi) lançou ontem sua fanpage no Facebook, durante reunião na 74ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (Soea), que acontece em Belém (PA) desde terça-feira e termina hoje. De acordo com o presidente da federação, o engenheiro de minas Regis Wellausen Dias, esse é um novo momento que a entidade encara com entusiasmo, uma vez que pode somar forças aos canais de difusão sobre mineração já existentes. “A Faemi foi criada em 1983, nos tempos em que a máquina de datilografia reinava absoluta, quando o contato virtual sequer sonhava em existir. Hoje, temos todos os contatos na palma das mãos, por meio de qualquer aparelho celular. Então, vamos aproveitar essa expertise confiada pela generosidade do tempo e nos lançar, tratando de nos aproximar de nossos profissionais e da sociedade”, anuncia.

Wellausen observa que a própria constituição das redes sociais é fruto do trabalho que começa com os engenheiros de minas, em lugares muitas vezes remotos e inóspitos, produzindo as riquezas minerais imprescindíveis ao desenvolvimento da tecnologia e da vida moderna. “Sem um engenheiro de minas, para lavrar o cobre, a prata, o ferro, o ouro, não haveria smartphone, tablet, notebook. Certamente, não haveria sequer possibilidade de a Faemi se lançar agora nas redes sociais”, contextualiza, destacando que o objetivo da fanpage é discutir essas e outras questões, possibilitando à sociedade conhecer o trabalho do engenheiro de minas e entender a importância da mineração para o dia a dia das pessoas, que vai do uso de tecnologias até a produção de alimentos. “Sem a mineração para fabricar as máquinas que trabalham no campo, comeríamos feito os australopitecos do paleolítico.”

Mais de 8.000 profissionais

Segundo Wellausen, o Brasil já formou pouco mais de 8.000 engenheiros de minas, desde que o primeiro curso fora criado no país, em 1875. Atualmente, estão vinculadas à federação 15 associações estaduais de engenheiros de minas, contando com a do Pará, a mais recente. Todas as cinco regiões brasileiras agora têm pelo menos uma entidade de classe que lhe representa.

A Faemi acredita que a criação da fanpage vai facilitar também a ampla disseminação de eventos como o Encontro Nacional de Engenheiros de Minas (EngMinas), organizado anualmente pela entidade. “Estamos animados e esperamos que nosso engenheiro de minas se sinta contemplado. Sempre que possível, vamos divulgar oportunidades de emprego e comunicar sobre eventos da área da mineração, de meio ambiente e afins”, destaca Wellausen.

O endereço da fanpage é https://www.facebook.com/Federa%C3%A7%C3%A3o-das-Associa%C3%A7%C3%B5es-de-Engenheiros-de-Minas-FAEMI-123037598309334/.