Cetem promove curso sobre técnicas de identificação de gemas

Aulas serão ministradas no Laboratório de Pesquisas Gemológicas, no Rio de Janeiro

Por Conexão Mineral 16/08/2017 - 07:58 hs

O Centro de Tecnologia Mineral (Cetem) está oferecendo curso sobre técnicas de identificação de gemas em sua sede no Rio de Janeiro, no Laboratório de Pesquisas Gemológicas (Lapege), entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, com carga horária de 30 horas.
Os instrutores do curso serão os geólogos Jurgen Schnellrath e Carolina Souza Santiago.  Serão apresentadas as técnicas tradicionais da gemologia, como uso de polariscópio, refratômetro e microscópio, entre outros, bem como as mais avançadas disponíveis no laboratório (técnicas espectroscópicas como Raman, infravermelho e fluorescência de raios-X).
O curso irá alternar momentos teóricos e práticos, nos quais os alunos terão oportunidade de fazer uso dos instrumentos tradicionais. Em função de sua complexidade, o uso dos equipamentos mais avançados será limitado a demonstrações práticas. Os alunos inscritos poderão trazer amostras para serem analisadas no decorrer do curso.
Programa do Curso

Dia 28/08: Definições e conceitos básicos da gemologia, bibliografia, classificação sistemática das gemas, principais pedras preciosas, noções de classificação de gemas lapidadas, emissão de laudos, atribuições de um gemólogo.

Dia 29/08: Principais propriedades físicas das gemas (ex.: índices de refração, densidade, pleocroísmo, luminescência, etc.) e sua medição. Noções de cristalografia.

Dia 30/08: Prática de identificação visando separar as principais gemas de suas imitações.

Dia 31/08: Gemas sintéticas e tratadas: formas de reconhecimento, com ênfase na microscopia.

Dia 01/09: Técnicas avançadas em gemologia (breve explanação sobre as técnicas disponíveis no Lapege e demonstrações de casos práticos envolvendo diversas gemas).

Mais informações: ateixeira@cetem.gov.br / (21)3865-7366