Imerys realiza o Minerals Day em Ipixuna do Pará

O encontro abre as portas da empresa ao público interessado em descobrir as aplicações do minério no dia a dia

Por Conexão Mineral 22/09/2017 - 09:19 hs
Foto: Imerys
Imerys realiza o Minerals Day em Ipixuna do Pará
Caulim é utilizado em produtos como papel, cremes dentais, tintas, porcelanas e cosméticos

Sem a presença dos minerais o planeta não funcionaria. É a partir deles que são produzidos veículos de transporte, máquinas, ferramentas, estruturas de pontes, edifícios, computadores, eletrodomésticos e uma infinidade de outras aplicações. O caulim é um desses elementos imprescindíveis para a humanidade. É com o objetivo de mostrar a importância desse minério no cotidiano das pessoas que a Imerys realiza, nesta sexta-feira (22), o European Minerals Day, em Ipixuna do Pará, município onde estão localizadas as suas duas minas de caulim.

Em sua décima edição, o evento, que ocorre a cada dois anos, é realizado por diferentes empresas do setor mineral em 27 países e tem por objetivo oferecer ao público a possibilidade de explorar o mundo dos minerais por meio da experiência educacional e do entretenimento oferecido.

Integrado à programação que ocorrerá em empresas sediadas em países como França, Portugal, África do Sul e Bélgica, no Pará, o Minerals Day será aberto para escolas, alunos, famílias, comunidades e toda a população interessada em descobrir mais sobre a indústria do caulim. Em todo o mundo, o European Minerals Day já atraiu a atenção e a participação de cerca de 30 mil pessoas.

Na Imerys, os convidados serão recepcionados pelas equipes operacionais da empresa que apresentarão as etapas do trabalho desenvolvido na mina. Minério não tóxico, o caulim é amplamente utilizado em produtos como papel, cremes dentais, tintas, porcelanas e cosméticos.

Nesse dia especial, o encontro será marcado também pela arte e pelo contato mais próximo dos convidados com o minério. O artesão Pedro Pará, morador do município de Ipixuna do Pará, ministrará oficina em que ensinará técnicas simples e rápidas para se esculpir figuras com o caulim. Ao final da oficina, os participantes poderão levar para casa as obras que foram modeladas.

“É um evento bem interessante porque vem desmistificar o caulim e suas aplicações no cotidiano das pessoas por meio do conhecimento e o contato direto com o nosso minério. O Minerals Day contribui, ainda, com a manutenção do relacionamento próximo e transparente da empresa com as comunidades do entorno das nossas operações”, destaca Juliana Carvalho, coordenadora de Comunicação & Relações com as Comunidades da Imerys.