Beadell: formatura da primeira turma do programa Jovem Aprendiz

Mais de 60% dos alunos foram contratados pela mineradora em Pedra Branca do Amapari

Por Conexão Mineral 04/10/2017 - 08:34 hs
Foto: Beadell

A Beadell Brasil, terceira maior mineradora de ouro do país e a maior empregadora do Estado do Amapá, investe na capacitação de novos talentos nos municípios do entorno da mina Tucano, que opera em Pedra Branca do Amapari, a 200 km da capital amapaense. Neste mês, a empresa realizou a formatura das 12 pessoas que contemplaram a primeira turma do Jovem Aprendiz, com alto índice de retenção: no total, 66% foram contratados como estagiários ou efetivos para atuar em áreas de Recursos Humanos, Controladoria, Tecnologia da Informação, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Planejamento e Manutenção de Mina, Suprimentos e Geologia. No início de outubro, outros 33 jovens ingressarão na companhia para a segunda edição do programa.

"Investir na qualificação e profissionalização de moradores locais que estão no início de sua trajetória profissional é uma honra para a Beadell. Nesta nova etapa, contaremos com um número maior de jovens funcionários, entre 17 e 23 anos, com início a partir de outubro. Com isso, colaboramos com o acesso à educação profissionalizante, com o desenvolvimento da região e a excelência das operações", afirma Silvia Regina Ferreira, Gerente de Recursos Humanos da Beadell.

Lorena de Paula, 18 anos, estudante do terceiro ano do Ensino Médio, comemora o êxito de sua participação. Ingressou em 2016 e teve a oportunidade de seguir na mineradora após o término do programa, como Auxiliar de Planejamento de Mina. "Hoje o mercado de trabalho procura experiência e é isso que o Jovem Aprendiz proporciona. É uma chance de entrar na empresa sem ter trabalhado antes na área e ainda ganhar certificado e conquistar um bom currículo. O programa me abriu muitas portas e já penso em investir na carreira e cursar a faculdade de Mecatrônica", diz.

O Jovem Aprendiz tem como objetivo inserir estudantes do Ensino Fundamental ou Médio no mercado de trabalho, oferecendo a oportunidade de estagiar em médias e grandes empresas. A primeira edição foi desenvolvida em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com 18 meses de duração, e os integrantes tiveram acesso a 560 horas de aula teórica e 690 horas de experiência prática.

Quase 400 moradores de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio se inscreveram no processo seletivo para a segunda turma e passaram por provas de português, matemática, atualidades, dinâmica de grupo, avaliação psicológica, entrevista e exames médicos. Com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai – AP) em 2017, a ação contará com 33 participantes, que passarão a atuar nas áreas administrativa, com 400 horas/aula e 800 horas de prática, e eletromecânica, com 640 horas para ambas as atividades.