Carregadeira recebe reforço de vedação e impermeabilização para operar em ambiente agressivo

Pá 422 ZX da marca JCB foi adaptada para trabalhar na Suall Indústria e Comércio

Por Conexão Mineral 08/11/2017 - 09:52 hs
Foto: JCB
Carregadeira recebe reforço de vedação e impermeabilização para operar em ambiente agressivo
Pá 422 ZX recebeu tratamento especial de vedação e impermeabilização

A Suall Indústria e Comércio necessitava de pás-carregadeiras para trabalhar em suas unidades em Ananindeua, no Pará, e Lavrinhas, interior de São Paulo, capazes de aguentar o ambiente agressivo gerado pelo sulfato de alumínio.  Além disso, necessitava de uma escavadeira para operar na jazida de extração do minério bauxita, também no interior de São Paulo, onde além das extrações e beneficiamento do minério, utilizado como matéria-prima para fabricação de produtos destinados ao segmento de tratamento de água, realiza também extração da nefelina-sienito, utilizada nas indústrias do vidro, cerâmica, tintas e aplicação na agricultura como corretivo de solo.

“No caso das pás-carregadeiras, o cliente pedia não só que as máquinas fossem robustas, econômicas e resistentes, mas adaptáveis ao trabalho severo de carregamento/movimentação de sulfato de alumínio”, conta Robson Camara, representante comercial da Automec JCB no Vale do Paraíba. “Estive várias vezes na empresa observando e ficou claro que o maior problema na fabricação do sulfato alumínio era o pó muito fino e corrosivo, que gruda em cada orifício dos equipamentos provocando isolamentos e corrosão. Decidimos então que as pás 422 ZX precisariam passar por um tratamento de vedação e impermeabilização completo, com a cobertura total de absolutamente todos os seus orifícios, proteção de alternadores e hélices precisas reversíveis para facilitar a limpeza. E assim foi feito”.

Detectadas as necessidades, a preparação e adaptação das pás-carregadeiras 422 ZX foram cuidadosamente elaboradas por toda equipe técnica da Automec JCB. Os alternadores e toda a fiação receberam tratamento com tinta emborrachada, as rodas passaram a ter tampões, as cabines reforçadas na vedação, além da pintura eletrostática externa que normalmente é feita.

“Já operei as pás-carregadeiras e fiquei realmente surpreso. Desde a avaliação do projeto, tudo foi considerado, pois precisávamos de uma máquina robusta que aguentasse ambiente severo e com proteção anticorrosiva. O trabalho com o Robson, o Edson Greggio e a fábrica da JCB resultaram em um equipamento adequado, superando nossas expectativas. Tem particularidades de proteção e consumo como nenhum outro. Nos testes, já pude sentir a força e a precisão dos comandos, além da precisão de todas as adaptações feitas. A economia da máquina também merece comemoração: 7,5 l de diesel por hora trabalhada”, festejou Filipe Biondi, diretor Industrial da Suall.

Além das duas pás carregadeiras, a Suall adquiriu ainda uma escavadeira de 22 t, linha JS 220 que é utilizada para a extração da bauxita em Lavrinhas. “Nossas tratativas comerciais com relação as pás foram tão positivas que optamos por comprar uma escavadeira também. Tivemos muito retorno na negociação com relação ao compromisso e a responsabilidade técnica do equipamento e estamos muito felizes com a compra. Os testes foram excelentes e nosso operador não poderia estar mais satisfeito com relação a agilidade e força da máquina. O consumo de combustível tem sido bastante positivo. As primeiras aferições foram da ordem de 12 litros de diesel por hora”, afirma o diretor Industrial da Suall.

A Suall faz parte do Grupo Biondi com sede no município de Lavrinhas, que atua nas áreas da indústria química, mineração, transportes, agronegócios e água mineral.