Demanda por executivos na área de mineração aumentou 40%

De acordo com consultoria, a remuneração desses profissionais está 20% maior

Por Conexão Mineral 19/02/2018 - 17:16 hs

Segundo levantamento da consultoria Fesa, especializada em busca e seleção de altos executivos, as perspectivas dessa indústria de mineração para 2018 são de alta busca por profissionais das áreas técnicas, com especial destaque as posições de diretor Técnico, diretor de Operações, diretor Financeiro, gerentes de Suprimentos de TI e gerente de Mina.

“As praças de maior crescimento no ramo da mineração são Minas Gerais, Goiás, Bahia e Pará. Com um aumento na demanda de executivos na casa de 40%, enquanto a remuneração cresce cerca de 20%”, comenta Lucas Ribas Wilson, vice-presidente da Fesa.

Apesar do leque amplo de vagas, as empresas miram um perfil especifico de executivo para atuar no setor. “É fundamental que o profissional acompanhe o bom momento da indústria. Ele precisa ter um perfil agregador, com capacidade de gestão, tomada de decisão no curto prazo, visão de futuro e, o principal, desenvolver pessoas”, ressalta o consultor.

“Quando o mercado estava em uma crescente, praticando altos patamares salariais, houve uma ascensão de executivos com conhecimento de projetos, sobretudo os de CAPEX. Já durante o período de crise, surgiram profissionais de conhecimento mais técnico, com foco em excelência operacional, para agregar valor ao negócio por meio de seus ativos”, explica Wilson.