Lançamento da Exposibram Amazônia 2018

O Ibram promoverá um evento para divulgar a feira na sede da Fiepa, no Pará, no próximo dia 22

Por Conexão Mineral 20/02/2018 - 11:06 hs
Foto: Ibram
Lançamento da Exposibram Amazônia 2018
Exposibram Amazônia 2018 será realizada de 29 de outubro a 1º de novembro

A indústria da mineração projeta expandir sua capacidade de gerar mais empregos e renda, em conjunto com sua cadeia produtiva, nas próximas décadas. Detalhamento sobre os negócios em vista serão abordados durante a Exposibram, cuja edição 2018 será realizada em Belém (PA), de 29 de outubro a 1º de novembro, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) realizará o lançamento oficial da feira no dia 22/02, a partir das 17h30, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa) e conta com apoio da Secretaria de Estado e Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) do Pará.

Esta será a quinta vez que Belém sediará a Exposibram e contará com uma feira de negócios e um congresso de alto nível para debater temas do setor: a Exposição de Mineração da Amazônia e o Congresso de Mineração da Amazônia. Participarão inscritos de vários países 

Ao intercalar a realização da Exposibram entre os dois principais Estados mineradores do Brasil, o Ibram busca ampliar a disseminação de informações socioeconômicas e técnicas sobre a moderna indústria da mineração e suas contribuições para o crescimento e desenvolvimento do Brasil. “Os resultados da atuação das indústrias mineradoras, tanto em Minas Gerais quanto no Pará, geram reflexos socioeconômicos positivos localmente e para todo o País. Nesta 5ª edição temos como meta reforçar o conceito de que a Região Norte é primordial para a evolução da mineração. Pretendemos, mais uma vez, atrair investidores e empresas e mostrar a importância desta região para todo o setor mineral internacional”, afirma Walter Alvarenga, diretor-presidente do Ibram.

“Pretendemos reunir os principais dirigentes e representantes das maiores mineradoras do mundo para conhecer suas análises e debater a respeito do cenário da mineração, um dos motores da economia global”, destaca o diretor de Assuntos Ambientais do Ibram, Rinaldo Mancin.

Pará em destaque no cenário mineral

A mineração evidencia o Pará no cenário mineral nacional e internacional: é o segundo maior produtor mineral do País, com jazidas de minérios como ferro, cobre, níquel, bauxita, caulim, manganês, silício e ouro. “A mineração industrial está presente em 61 municípios paraenses, ou seja, é uma atividade produtiva consolidada naquela importante região do Brasil”, ressalta Alvarenga.

Segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) apurados pelo Ibram, no ano de 2017 foram exportados pelo Pará mais de 177 milhões de toneladas, o que gerou receita de cerca de US$ 10,5 bilhões.

O saldo (exportações e importações em US$) do Estado do Pará representou 50% do saldo Brasil em exportações minerais. “Muito disso em função do minério de ferro do projeto S11D, produzido em Parauapebas. O município se tornou, em 2017, o primeiro colocado em arrecadação de royalty de exploração mineral (chamado de CFEM). Entre os dez maiores arrecadadores, estão outros dois municípios paraenses: Marabá e Canaã dos Carajás. Esses três municípios paraenses respondem por 30% da arrecadação de CFEM no Brasil.