Rio Tinto terá a primeira operação ferroviária autônoma de longa distância
Projeto AutoHaul, na Austrália, deverá ser concluído até o final de 2018
A Rio Tinto recebeu a aprovação do Gabinete do Regulador Nacional de Segurança Ferroviária da Austrália para a operação autônoma de trens em sua operação de Pilbara. A Rio Tinto opera cerca de 200 locomotivas em mais de 1.700 quilômetros de trilhos em Pilbara, transportando minério de 16 minas para quatro terminais portuários.
Os trens começaram a rodar em modo autônomo com monitoramento a bordo pelo maquinista no primeiro trimestre de 2017. No final do primeiro trimestre de 2018, mais de 3 milhões de quilômetros rodados (aproximadamente 65% do total) foram em modo autônomo.
O projeto AutoHaul® continua a progredir e está programado para ser concluído até o final de 2018. A Rio Tinto adotará uma abordagem em fases para a implantação de trens autônomos em toda a rede. Uma vez comissionada, a rede será a primeira operação ferroviária de longa distância autônoma, proporcionando, segundo a mineradora, benefícios significativos de segurança e produtividade para os negócios.
A expectativa de embarques da operação em Pilbara esse ano permanece entre 330 e 340 milhões de toneladas (base de 100%).
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias