RHI Magnesita: diretora de RH explica como funciona a seleção de profissionais para a empresa

Por Conexão Mineral 30/05/2019 - 11:00 hs
Foto: Agência i7

Conexão Mineral iniciou uma série de entrevistas com profissionais de Recursos Humanos das principais mineradoras e siderúrgicas do País, para que eles, que são responsáveis pelas contratações, orientem corretamente aqueles que estão à procura de um novo emprego ou até mesmo um estágio na área. Na entrevista a seguir conversamos com Jeise Moreira, diretora de RH da RHI Magnesita.

Conexão Mineral - Qual é o caminho para o profissional que deseja trabalhar na Magnesita?

Jeise Moreira - Para divulgar nossas vagas e receber os currículos das pessoas interessadas em trabalhar na RHI Magnesita, utilizamos o site vagas.com e também o Linkedin (clique aqui).

CM - Costuma contratar empresas externas para apoio na contratação ou o processo é integralmente conduzido por profissionais da empresa?

Jeise Moreira - Sim, para a contratação de executivos, contamos com apoio de uma consultoria externa.

CM - Os currículos cadastrados na empresa são analisados também (caso exista algum banco de currículos) ou apenas os que são enviados especificamente para uma vaga anunciada?

Jeise Moreira - Em função do volume de vagas e candidatos, avaliamos apenas os currículos direcionados às vagas postadas e indicações.

CM - Quando existe uma vaga aberta, qual é o procedimento padrão da sua empresa para análise dos candidatos? Quais são as etapas?

Jeise Moreira - A primeira etapa é realizada pela própria ferramenta de seleção, que faz o primeiro filtro considerando os requisitos básicos selecionados para cada vaga. A partir daí, nosso o time de recrutamento analisa cada um dos currículos e avalia requisitos como experiência, trajetória e as qualificações requeridas para a vaga.

CM - Em relação ao currículo, quais são as recomendações para o candidato?

Jeise Moreira - O mais importante é que ele avalie os requisitos exigidos para o preenchimento da vaga para a qual está se candidatando. É fundamental que ele prepare seu currículo com ênfase nas qualidades e experiências solicitadas para a vaga. Muitas vezes posições semelhantes podem requerer experiências ou habilidades especificas que, se enfatizadas, podem direcionar melhor o candidato para a vaga.

CM - Analisa antes a experiência profissional ou o perfil acadêmico?

Jeise Moreira - Depende do perfil necessário para os desafios da área. Em alguns casos, apenas a formação é o pré-requisito, pois será alguém a ser preparado para o futuro. Outras vezes, o desafio requer conhecimento técnico e a experiência. Não podemos dizer que um é mais importante que outro ou generalizar.

CM -Existe algo que, se constar no currículo, já “desclassifica” imediatamente?

Jeise Moreira - Não podemos julgar um candidato apenas pelo currículo, mas muitos erros de português podem prejudicar ou até desqualificar um candidato.

CM - O candidato deve fazer alguma carta de apresentação ou apenas o currículo é suficiente?

Jeise Moreira - Uma carta de apresentação pode ser um resumo do currículo e experiência e direciona o recrutador a conhecer um pouco mais o candidato.

CM - Pretensão salarial deve ser incluída no currículo ou não?

Jeise Moreira - Avaliamos os candidatos pela competência e aderência à cultura da empresa e não pela menor pretensão salarial. Os salários seguem uma referência de mercado com base em metodologia global e a oferta leva em consideração a referência de mercado x competência e resultados que o futuro colaborador trará para a organização.

CM - Quais são os critérios básicos utilizados na avaliação inicial do candidato?

Jeise Moreira - Ter a experiência e/ou habilidade exigida para atender ao desafio da posição que irá ocupar. Por esta razão, enviar um currículo aderente ao descritivo da vaga é importante.

CM - A empresa costuma analisar também o perfil do candidato nas redes sociais?

Jeise Moreira - Não fazemos esta avaliação.

CM - O que o candidato deve fazer e o que evitar durante a fase de entrevista?

Jeise Moreira - A empresa espera que o candidato tenha conhecimento prévio sobre sua cultura e valores e entenda se há aderência com sua busca profissional. O candidato deve ser direto, pontual, trazer com clareza suas experiências e ser enfático nos pontos que são importantes para vaga. Deve ser ele mesmo e se conhecer entendendo como irá contribuir para a organização.

CM - Com a internet, mudou alguma coisa no processo de contratação?

Jeise Moreira - A internet facilitou a busca e a conexão entre empresas e candidatos, agilizando os processos e trazendo mais assertividade para que candidatos e empresas se conectem com seu propósito.

CM - A empresa faz entrevistas de emprego a distância?

Jeise Moreira - Sim, usamos Skype. Nosso programa de estágio também é virtual e apenas a entrevista final é realizada pessoalmente.

CM - Qual é o perfil desejado para o candidato?

Jeise Moreira - Espera-se que o profissional consiga atender ao requisitado para a vaga e tenha desejo de contribuir legitimamente para seu crescimento e para o crescimento da organização, trazendo ideias novas para solução de problemas frequentes e para melhoria de processos.

CM - Quando a posição é bem técnica, como analisam esse conhecimento específico do candidato?

Jeise Moreira - Algumas posições técnicas são avaliadas com testes práticos ou provas de conceito para validar o conhecimento técnico.

CM - Referências de antigos empregadores ainda são exigidas?

Jeise Moreira - Não.

CM - Analisam as referências bancárias dos melhores candidatos?

Jeise Moreira - Não.

CM - Se a vaga exigir inglês ou outra língua, como avaliam o candidato?

Jeise Moreira - Em caso de exigência de outro idioma é realizada entrevista na língua requisitada e aplicado teste específico para os finalistas.

CM - Costumam dar um feedback para todos os candidatos?

Jeise Moreira - Apenas os candidatos convidados para entrevista recebem feedback sobre o processo.

CM - Qual é o seu conselho para um profissional que está desempregado há algum tempo?

Jeise Moreira - O mundo vem passando por grandes transformações, não se agarre a velhos clichês. Abra-se para o novo e não tenha vergonha de experimentar e ter vivências diferentes. Não fique parado esperando uma oportunidade surgir para se movimentar. Busque novos conhecimentos, faça cursos e participe de congressos ou seminários que, além de atualizá-lo e gerar novos conhecimentos, também irão trazer novas oportunidades de conexões e network. Esteja atento a bons conteúdos. O LinkedIn tem ótimas referências para seguir e interagir, gerando conexões que agregam. Seja flexível, avalie se a área em que atua é realmente o que te impulsiona para o sucesso e abra-se para novas oportunidades em áreas diferentes. Aproveite o momento para pesquisar e estudar, avaliando outras formas de negócios e inclusive possibilidades de empreender. Mantenha seu currículo atualizado de acordo com as vagas e o perfil para a qual deseja se candidatar.

Leia também:

Conheça o processo de contratação na Usiminas

ArcelorMittal: dicas para quem busca novo emprego, dadas por quem contrata

Jeise Moreira, diretor de RH da RHI Magnesita (foto: Agência i7)