Treinamento do motorista é fundamental para boa gestão de frota

Por Conexão Mineral 01/11/2016 - 11:09 hs
Foto: Volvo
Treinamento do motorista é fundamental para boa gestão de frota
Dynafleet e Driver Coaching são ferramentas para treinamento adequado dos motoristas

A Volvo oferece algumas ferramentas para aumento da produtividade, como o Driver ID, que integra o Dynafleet e permite a identificação individualizada do motorista do caminhão, proporcionando melhor gerenciamento da frota. “O motorista é, sem dúvida, um grande aliado e o principal fator para tirar o máximo de produtividade do veículo”, afirma Reinaldo Serafim, gerente de pós-venda da Volvo no Brasil.

Com o Driver ID, o gestor da frota pode emitir relatórios de performance dos diferentes motoristas, premiar os que tiveram melhor desempenho e até lançar relatórios de diferentes viagens do mesmo condutor.

“É fundamental ter o controle individual para conhecer quais sãos os motoristas mais eficientes da frota e também para identificar oportunidades de melhorias entre todos eles”, explica Deise Kindinger, gerente da área de desenvolvimento de serviços conectados para caminhões do Grupo Volvo América Latina.  “Algumas empresas do setor já usam a identificação do desempenho de motoristas como uma ferramenta de premiação para aqueles funcionários que têm melhor resultado”, observa.

As notas do Dynafleet são baseadas no uso das técnicas de condução econômica e independem das condições de topografia e de carga, possibilitando avaliar o desempenho individual dos motoristas seja qual for o veículo.

A identificação do motorista no portal do Dynafleet pode ser feita por meio do teclado e do painel em veículos da linha F que tenham uma central multimídia, ou ainda através de um pen drive. O processo é fácil e pode ser feito pelo gestor da frota.

Segundo Álvaro Menoncin, gerente de engenharia de vendas da Volvo, o diesel é um dos principais itens na planilha de custos da operação de transporte e muitas vezes corresponde a 40% do total. Por isso, qualquer redução pode representar um ganho considerável para o transportador.

Para se ter uma ideia das possibilidades de ganhos, levando-se em consideração um levantamento recentemente executado pela área de pós-venda da Volvo, a economia de combustível obtida pelo melhor desempenho de um motorista em relação ao outro em uma aplicação rodoviária de longa distância, por exemplo, foi de mais de 500 litros mensais. Ao final de 12 meses, representou uma redução de custo potencial de R$ 18 mil reais por veículo.

“Sabemos que o motorista é determinante no desempenho de um veículo. Um bom acompanhamento não só ajudará em redução no consumo de combustível, mas também na maior disponibilidade do caminhão, o que em muitas vezes é ainda mais importante que o próprio consumo”, diz Bernardo Fedalto, diretor de caminhões Volvo no Brasil.

 

Treinamento on-line

Os caminhões Volvo da linha F Volvo podem sair de fábrica com o Driver Coaching, uma ferramenta essencial para ajudar o motorista a fazer uma condução mais econômica e eficiente do veículo e ainda contribuir para melhorar a gestão das frotas de caminhões.  

O Driver Coaching é uma ferramenta que orienta em tempo real o motorista com dicas de condução. Ele fornece aos condutores a possibilidade de influenciar nos resultados, agindo nos comportamentos de condução identificados pela ferramenta. 

 A solução da Volvo está disponível nos caminhões que saem de fábrica com a central multimídia e ativam o Dynafleet. O treinamento é em tempo real e feito durante a condução do veículo. Baseando-se na performance do motorista, o Driver Coaching vai dando “notas” para o desempenho no display instalado no painel. Usando gráficos de fácil leitura, ele informa, por exemplo, qual a média de consumo de combustível, se o condutor está usando adequadamente a caixa de câmbio I-Shift, se fica muito tempo parado em marcha lenta ou se o freio está sendo pressionado nos tempos corretos, entre outras situações. Com esses inputs, o motorista pode ir corrigindo eventuais fragilidades e aperfeiçoando o modo de condução econômico do veículo.

“O Driver Coaching atua nos fatores que influenciam diretamente na condução econômica do veículo”, explica Marco Massuchetto, analista de desenvolvimento de pós-venda de caminhões da Volvo no Brasil. Ele diz que o motorista pode ir melhorando sua performance ao longo da viagem, uma vez que os dados são transmitidos em tempo real.

A inovadora ferramenta da Volvo também “conversa” com o Dynafleet, o sistema de gerenciamento de frotas da marca, que acompanha em tempo real toda a telemetria do veículo. As mesmas informações oferecidas pelo Driver Coaching ao motorista durante a jornada de trabalho também estão disponíveis no portal e no aplicativo do Dynafleet. E o gestor de frotas pode utilizar estes dados na frequência que desejar para monitorar a performance do motorista, sugerir mudanças, realizar alterações, definir metas e produzir relatórios