A Metso aproveitou a edição desse ano da Exposibram, recém-encerrada em Belo Horizonte, para reforçar sua parceria exclusiva com a espanhola MTG. O foco das duas empresas é a oferta de ferramentas de penetração de solo (FPS), aplicadas em equipamentos de linha amarela.
“Tivemos um público bem qualificado, principalmente de especialistas em segurança do trabalho, pois uma das preocupações atuais são as FPS que se soltam dos equipamentos e vão parar no britador, podendo causar sérios inconvenientes”, explica Marcus Zanetti, engenheiro de Suporte ao Produto da Metso. Diferentemente de sistemas convencionais de FPS, a tecnologia da MTG tem um sistema de fixação dos dentes nas caçambas que dispensa o uso de martelos e evita a perda dos pinos e dos próprios dentes.
Zanetti destaca casos reais em campo em uma mina de carvão na Europa onde o número de incidentes com perda de pinos de fixação de dentes e dos dentes foi reduzida a zero em dez meses de teste com uso das FPS da MTG. O rol de incidentes também incluía o manuseio incorreto de ferramentas mecânicas impróprias usadas para a colocação e troca dos dentes no sistema convencional. O tempo de troca complementa a segurança do sistema e, em média, totaliza 45 minutos para a substituição de um jogo de dentes e mais os adaptadores intermediários (no caso de escavadeiras hidráulicas acima de 350 toneladas de capacidade).
No Brasil, uma grande mineradora está usando as FPS da MTG em uma de suas escavadeiras elétricas a cabo na frente de lavra e já atingiu quase 8 mil horas de operação sem necessidade de troca, um número 60% maior do que o sistema anterior que adotava. “Apesar de não podermos divulgar o nome do cliente, o caso já está conhecido no setor e aproveitamos a Exposibram para detalhar o porquê do maior tempo de vida útil da tecnologia da MTG”, complementa Zanetti.
Roberto Ázar, Area Manager Brasil na MTG, destaca que as FPS da marca espanhola são adotadas em equipamentos grande porte em países mineiros como Chile, Austrália, Estados Unidos, África do Sul, Rússia e indonésia, entre outros. Para ele, a parceria com a Metso, une o know how centenário da empresa finlandesa no setor com a tecnologia de ponta da MTG. “Com isso, nós podemos focar numa oferta de excelência para o cliente”, resume.
De acordo com Ázar, a Exposibram 2019 foi uma excelente forma de externar a parceria das duas empresas na oferta de proteção de caçambas para os setores de construção e mineração. “Pudemos mostrar o alto desempenho dos aços empregados nas FPS, os designs otimizados das ferramentas, que possibilitam maior penetração sem afetar a afiação das FPS e a troca fácil e intuitiva”, entre outros destaques, finaliza.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Acordo entre mineradoras vai possibilitar reavaliação de depósitos de cobre nas Minas C...
Vitória brasileira: justiça dos EUA determina repatriação da Esmeralda Bahia
Leilão do ativo Ouro de Natividade será realizado pelo SGB no dia 27 de novembro
Metso recebe Prêmio Eikon por seus eventos para clientes na América do Sul
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias