Cbmina recebe inscrições de trabalhos técnicos até dia 15 de fevereiro

O evento do Ibram e da UFMG será realizado de 28 a 29 de abril de 2021

Por Conexão Mineral 25/01/2021 - 15:00 hs
Foto: Ibram

A 10ª edição do Congresso Brasileiro de Minas a Céu Aberto e Minas Subterrâneas (Cbmina) acontece entre os dias 28 e 29 de abril de 2021. Interessados em  submeter trabalhos técnicos devem enviar os textos completos até o dia 15 de fevereiro.

Investir em profissionais e nos futuros profissionais para garantir o crescimento da atividade minerária brasileira pode ser uma das alternativas para buscar um futuro mais sustentável e responsável do setor mineral brasileiro. O Cbmina se caracteriza por proporcionar às empresas de mineração e às organizações educacionais a oportunidade de apresentarem suas realizações e buscarem o desenvolvimento de novos projetos.

Em 2021 será realizada a 10ª edição do Cbmina. Para a engenheira de Minas Talitta Aarão, eventos como esse auxiliam os estudantes e profissionais da mineração no intercâmbio de suas ideias, o que agrega conhecimento para a mineração brasileira. Talitta foi uma das vencedoras da última edição na categoria estudante de curso técnico e graduação, em 2018. “Já participei de duas edições e pretendo continuar participando do Cbmina, pois ele contribui para a disseminação de ideias, projetos e informações que vão direcionar o futuro do setor mineral. Para quem trabalha na área ou é estudante, o CBMINA é um importante ambiente para a discussão de temas técnicos com o intuito de aprimorar a atividade mineral”, avalia.

O evento é organizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) em parceria com o Departamento de Engenharia de Minas da Universidade (Denim) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). “O Cbmina tem o foco de estimular o debate técnico da mineração brasileira, de forma a difundir conhecimento sobre os avanços tecnológicos, solução de problemas, desafios e tendências, nacionais e internacionais, para as áreas de lavra a céu aberto e lavra subterrânea”, afirma o diretor-presidente do Ibram, Flávio Penido.

Os trabalhos técnicos devem abordar temas como:

-Barragens de Rejeitos (Tecnologia, Implantação e Gestão)

-Controle de Qualidade

-Economia Mineral/Avaliação Econômica

-Fechamento de Mina

-Geomecânica Aplicada à Mineração

-Hidrogeologia (Gestão de Recursos Hídricos e Drenagem)

-Meio Ambiente (Controle Ambiental e Recuperação de Áreas Mineradas)

-Operações Unitárias (Automação e Outras Tecnologias)

-Tecnologia e Inovação na Mineração (Realidade Virtual, Inteligência Virtual e Realidade Aumentada)

-Avaliação de Recursos e Reservas Minerais

-Planejamento de Lavra

-Saúde e Segurança

-Ventilação de Mina Subterrânea

-Mineração e Sustentabilidade (Biodiversidade e Comunidades)

-Mineração e Mudanças Climáticas

-Integração da Cadeia de Valor – Mina/Usina

Mais informações: www.portaldamineracao.com.br/cbmina