A Agência Nacional de Mineração (ANM) já iniciou a campanha de declaração do RAL 2021 – o Relatório Anual de Lavra. Todos os mineradores que têm autorização para extrair minérios terão até o dia 15 de março para declararem as informações sobre as lavras feitas em 2020. Os mineradores que têm títulos de licenciamento sem o Plano de Aproveitamento Econômico (PAE) têm um prazo até 31 de março. A campanha espera receber mais de 13 mil declarações.
Em 2021, a declaração do RAL vem com uma novidade: o acesso ao sistema para a declaração (RAL web), será exclusivamente via login único do Governo Federal (Gov.br). O antigo Cadastro de Titulares de Direitos Minerários (CTDM) foi desativado no fim de dezembro e não poderá mais ser utilizado para acessar o RAL web.
Além disso, todos os titulares – incluindo as filiais – e os responsáveis técnicos pela declaração do RAL terão de realizar obrigatoriamente cadastro prévio no SDC (Sistema de Dados Cadastrais) da ANM.
A ANM tem um documento de perguntas e respostas que os declarantes podem consultar em caso de dúvidas. Para mais informações clique aqui para acessar a página relacionada ao RAL 2021.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Morro Agudo testará outra metodologia de lavra que aumentará a produtividade e reduzirá...
Simulação da fila de carregamento dos caminhões e seu Impacto na produção, produtivid...
Ternium investirá US$ 500 milhões em tecnologias ambientalmente corretas
Mineração Usiminas conclui descaracterização da Barragem Minas Oeste
Conexão Mineral - Notícia mais lida em Conexão Mineral - Janeiro 2021