Scania aposta que em 2021 haverá crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação

Em 2021, também se inicia o já anunciado novo ciclo de investimentos no Brasil de R$ 1,4 bilhão até 2024

Por Conexão Mineral 12/02/2021 - 13:43 hs
Foto: Scania
Scania aposta que em 2021 haverá crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação
Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil

Após o desafiador ano de 2020, a Scania aposta que em 2021 haverá crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação: caminhões, veículos a gás, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. Neste ano, a continuidade da retomada da economia nacional será puxada pelo agronegócio e pela recuperação produtiva da indústria. A Scania ainda anunciou que a Nova Geração de caminhões passará a entregar 20% de economia sobre a gama anterior com o lançamento do acelerador inteligente. Em 2021, também se inicia o já anunciado novo ciclo de investimentos no Brasil de R$ 1,4 bilhão até 2024. 

“O ano de 2020 trouxe ensinamentos para o resto da vida. Aprendemos como nunca em vários sentidos, e o mercado precisou passar por mudanças que chegariam nos próximos anos, como as vendas virtuais. Houve também uma retomada verde que acelerou a busca por alternativas sustentáveis, e nossa solução a gás chegou a 70 unidades vendidas. Por outro lado, o relacionamento com os clientes atingiu um nível altíssimo de parceria; e ficou comprovado que a Scania e sua rede atuam de forma diferenciada na relação com eles”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Em 2021, ainda temos incertezas que não deixam algumas projeções avançarem, mas estamos otimistas. Nos caminhões, a Nova Geração é um sucesso. E, nossa jornada liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável seguirá cada vez mais transformadora.”

De acordo com projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em 2021 o mercado de caminhões deverá crescer 15% na comparação com 2020. “O agro será o maior comprador novamente, seguido da indústria, que vem retormando sua capacidade produtiva. O cliente busca cada vez mais rentabilidade e encontra na Nova Geração a maior economia de combustível. E o que já era bom ficará ainda melhor com o novo patamar de 20% de redução de consumo com o lançamento do acelerador inteligente”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. 

Em Serviços, o diretor Marcelo Montanha, acredita num acréscimo de 38% nas vendas dos programas de manutenção Scania e de 26% no portfólio (carteira de planos ativos). “O ano de 2020 foi o melhor da história de Serviços em muitos indicadores, mas acredito que nossa maior realização foi a resiliência com que nossa rede de concessionárias e nossas equipes de oficina enfrentaram as situações adversas que se apresentaram. Também destaco a maior proximidade com nossos clientes para apoiá-los e propiciar a máxima rentabilidade em seu negócio por meio de nossas soluções completas”, conta Montanha. “Em 2021, estamos ainda mais confiantes em quebrar novos recordes. Nossas soluções oferecem todo o suporte que o cliente precisa. Além disso, na conectividade cresceremos sem parar e estamos comemorando a marca de 40 mil veículos ativos.”

Já na área de motores industriais, marítimos e para geração de energia a projeção é de  crescer acima da economia e manter a liderança em todos os segmentos de atuação, feito conquistado em 2020. Foram comercializados 1.830 motores. Do volume, a maior parte foi para grupos geradores de energia, seguido de blocos industriais e marítimos. 

No ano passado, mesmo durante a fase mais crítica da pandemia, a Scania manteve a produção de motores, fornecimento de peças e serviços destinados aos setores básicos da população, como hospitais, hospitais de campanha, supermercados e geração de energia para cidades inteiras. A fabricante integrou ainda mais sua rede o que permite enfrentar os desafios mais fortemente. “Em 2021, o mercado será alavancado pelos setores da indústria civil, infraestrutura (água), agricultura, geração de energia e de transporte marítimo de carga e passageiro, que foi fortemente impactado em 2020. E, por sermos a primeira marca a oferecer motores nacionais movidos a biogás e biometano, vamos continuar a missão de guiar os clientes nesta transição sustentável e dobrar a participação desta solução neste ano”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Potência da Scania no Brasil.

Scania prevê alta no mercado de caminhões em 2021

A Scania está otimista para 2021. Neste ano, haverá novidades de melhoria continua da Nova Geração, lançada em 2018, e quem chega primeiro é o Acelerador Inteligente Scania, que passa a ser vendido pela rede a partir deste mês para toda a linha. Com ele, subirá a promessa de economia de combustível da Nova Geração de 15% para 20% sobre a geração passada.  

“É lógico que a pandemia continua e segue impactando o mundo, mas o setor de transportes iniciou uma retomada a partir de agosto passado e não há sinais de desaceleração. O agronegócio segue forte. De acordo com projeções da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção total de grãos na safra 2020/21 deverá chegar a 264,8 milhões de toneladas, alta de 7,9 milhões de toneladas se comparado com a safra 2019/20, quando a colheita foi de 256,94. Do outro lado, a recuperação da produção industrial vem demandando muitos caminhões e fazendo a economia girar. O Banco Central aposta em um crescimento de 5% para este ano. Seguiremos dando todo o apoio aos clientes”, afirma Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil. 

“No mercado fora de estrada, é esperado mais um ano forte da mineração, a continuidade das obras de infraestrutura do governo federal, do reaquecimento da construção-civil e do setor sucroalcooleiro (pouco impactado pela crise e com forte demanda para soluções de biometano), além da renovação das frotas do segmento florestal”, diz Munhoz. 

“Além disso, vamos continuar com força máxima liderando a transição para um sistema de transporte mais sustentável. A Scania vem provocando transformações profundas no mercado desde que anunciou a chegada da linha movida a gás natural e/ou biometano. Começamos a vender em 2019, na Fenatran, iniciamos as entregas em abril de 2020 e chegamos a 70 unidades vendidas totais. Para 2021, queremos chegar a 200 caminhões a gás vendidos. Cada dia mais e mais embarcadores incentivam seus transportadores para colocarem em suas frotas alternativas ao diesel. A solução Scania é comprovadamente um sucesso. É uma resposta importante que estamos dando para a sociedade que pede por opções para um planeta menos poluído. É o caminho viável “Aqui e Agora” para o Brasil até a eletrificação.”  

Ano forte na mineração

Na faixa de atuação da fabricante (acima de 16t – semipesados e pesados) – foram 8.690 caminhões emplacados, ante as 12.755 unidades de 2019. A participação de mercado foi de 12,9%. As aplicações que mais se destacaram foram para o agronegócio e as cargas gerais. Com quase 1.100 unidades, o segmento fora de estrada registrou um ano forte na mineração. Já a indústria, nesta faixa, registrou 67.410 veículos versus 74.917 (2019). 

Nos pesados, a Scania emplacou 8.712 caminhões, contra os 12.667 de 2019. A participação foi de 12,9%. A indústria computou 44.290 veículos versus 52.137 (2019). Nos semipesados foram 22 unidades emplacadas. 

“O ano de 2020 foi de muitos desafios. Ficamos com a fábrica fechada por um mês, fomos os primeiros a reabrir em 27 de abril, mantivemos 95% da nossa carteira no auge da pandemia e acompanhamos o desenrolar dos meses ao lado dos nossos clientes. Ficaram diversas lições e o mercado, a indústria e os clientes passaram por transformações que já estão incorporadas no dia a dia. O Brasil mostrou mais uma vez sua capacidade de reagir nas crises”, salienta Munhoz.

Os dois modelos mais emplacados da marca foram o R 450, com 3.576 unidades, e o R 500 que teve 1.672 modelos registrados, de acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam). “Vale destacar ainda o crescimento das vendas do R 540, subindo a cada mês e sendo muito bem aceito em diversas aplicações, especialmente no agro”, conclui Munhoz.

Primeiro ônibus a gás para fretamento da história do Brasil será utilizado na Gerdau

Scania, Gerdau, Turis Silva e Marcopolo entram para a história ao apresentar o primeiro ônibus rodoviário do Brasil movido a gás natural veicular (GNV) e/ou biometano para o fretamento. O modelo vai transportar colaboradores da usina de aços especiais da Gerdau, localizada em Charqueadas (RS), ainda neste primeiro quadrimestre. 

A operação de fretamento contínuo, sob responsabilidade da Turis Silva Transportes, será em contrato de demonstração em uma rota de Porto Alegre-Charqueadas-São Jerônimo. O modelo deverá rodar 190 km por dia. O início do trabalho do primeiro ônibus rodoviário movido a gás para o fretamento do Brasil está nos últimos detalhes do processo de certificação e homologação para receber a autorização de rodagem.

“É um momento singular para Scania, Gerdau, Turis Silva e Marcopolo. Todas entram para a história com a apresentação desta solução mais sustentável. O planeta e a sociedade estão clamando por alternativas ao diesel e esta tecnologia é a ideal para a realidade do mercado brasileiro. Temos certeza absoluta que é o primeiro de muitos”, salienta Fábio D´Angelo, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania no Brasil.

“Queremos construir, em parceria com nossa cadeia de fornecimento, um futuro mais sustentável, e contribuir com o desenvolvimento da mobilidade urbana a partir da adoção de produtos e soluções inovadoras. Nesses 120 anos de história da Gerdau, sempre consideramos a sustentabilidade um dos eixos centrais do nosso modelo de negócios”, afirma Vinicius Moura, gerente geral de suprimentos da Gerdau.

“A Gerdau nos procurou há dois anos para colocar na frota alternativas sustentáveis. Este momento, enfim, chegou. Estamos muito animados e emocionados para esta pioneira operação. Não dará mais para continuar tendo o diesel como matriz única. Cresce a cada dia os pedidos de contratantes para termos produtos mais verdes, e a sustentabilidade é um caminho sem volta. Tenho convicção que será o primeiro de muitos ônibus a gás para o fretamento”, diz Jaime Silva, fundador e proprietário da Turis Silva Transportes. O empresário também é o presidente da Associação Nacional dos Transportadores de Turismo e Fretamento (Anttur). A empresa tem 31 anos de mercado, sede em Porto Alegre, presta serviços de fretamento contínuo e eventual, perfila 54 ônibus Scania e vem aumentando a participação da marca a cada ano em sua frota. Em 2020, adquiriu sete chassis da fabricante, além do modelo a gás. 

“Com sistema de áudio e vídeo, o modelo se destaca pelo elevado padrão de conforto, comodidade e segurança que oferece para os usuários, além de menores custos operacionais e de manutenção para o cliente”, conta Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas Marcopolo.

O modelo K 320 4x2 tem propulsor de 320 cavalos de potência. Seu motor é Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e movido 100% a gás e biometano, ou mistura de ambos. Não é  convertido do diesel para o gás, tem garantia de fábrica, tecnologia confiável e segura, desempenho consistente e força semelhante ao similar a diesel, além de ser mais silencioso. Neste momento, é o ideal para o ‘Aqui e Agora’, pois se enquadra nos três pilares sustentáveis: econômico, social e ambiental. Foram instalados oito cilindros de gás na lateral dianteira com uma autonomia de 300 km. Caso um cliente deseje autonomia maior, é possível avaliar a colocação de mais cilindros. Não são necessárias alterações significativas nos projetos das carrocerias.



A segurança é total em caso de acidentes ou explosão. Os cilindros e válvulas são certificados pelo Inmetro (em conformidade com a lei). São três válvulas (vazão, pressão e temperatura) que liberam o gás em caso de anomalia em um destes três quesitos. Os cilindros são extremamente robustos (o material é de ogivas de mísseis). Em caso de incêndio ou batida o gás é liberado para a atmosfera e se dissolve sem perigo de explosão ao contrário de um veículo similar abastecido a diesel que é mais perigoso, pois o líquido fica no chão ou pode se espalhar ao longo da carroceria. 

A Marcopolo escolheu a carroceria Paradiso New G7 1050 para equipar o ônibus histórico. Ele conta com equipamentos e acessórios para garantir o máximo conforto, comodidade e segurança aos clientes, como acesso à internet, TV digital a bordo, poltronas semileito, sistema de monitoramento por câmeras, tomadas USB individuais, sistema de ar-condicionado e monitores no salão de passageiros. O modelo ainda conta com diferentes soluções da plataforma Marcopolo BioSafe, como sanitário e sistema de ar-condicionado com lâmpadas UV-C para desinfecção dos ambientes; cortinas com material antimicrobianas, e dispenser de álcool em gel na entrada da escada de acesso. A capacidade é para transportar 44 passageiros. 

Fotos: Scania