Alrosa batiza diamante de 100 quilates com nome da vacina russa Sputnik V

Sputnik V foi a primeira vacina registrada do mundo com base em vetor adenoviral humano

Por Conexão Mineral 18/02/2021 - 20:45 hs
Foto: Alrosa
Alrosa batiza diamante de 100 quilates com nome da vacina russa Sputnik V
Sputnik V é um diamante bruto de 100,53 quilates e cor amarelo claro

Um diamante bruto de 100,53 quilates com dimensões de 27,15 х 28,81 х 29,56 mm e formato de octaedro achatado, cor amarelo claro, foi extraído dos depósitos aluviais de Yakutia, de propriedade da mineradora russa Alrosa, maior produtora mundial de diamantes em bruto em quilates.

“Os diamantes em bruto deste tamanho e cor são verdadeiras maravilhas naturais. Portanto, decidimos nomear este excelente cristal com o nome da primeira vacina russa contra o coronavírus, que também é um milagre criado por nossos cientistas. A vacina em si e o fato de ter sido desenvolvida tão rapidamente são excepcionais. Isso nos dá esperança de voltar à vida como de costume em um futuro próximo ”, comentou Sergey Ivanov, CEO da ALROSA.

A vacina foi registrada pelo Ministério da Saúde da Rússia em agosto de 2020 com o nome de Sputnik V em homenagem ao primeiro satélite espacial soviético, que deu um novo ímpeto ao pesquisa espacial global.

Os depósitos aluviais no noroeste de Yakutia, onde opera a subsidiária da Alrosa, Almazy Anabara, são tradicionalmente os líderes na mineração de diamantes coloridos naturais, incluindo aqueles com tonalidades excepcionalmente raras.

Em 2020, a Alrosa produziu 30 milhões de quilates de diamantes em bruto e obteve receita com as vendas de diamantes brutos e polidos de US $ 2,8 bilhões (dados preliminares).