Usiminas busca soluções para monitoramento de correias e otimização do fluxo do recozimento

Para participar do Usiminas Challenge FIEMG Lab é necessário realizar a inscrição até 10 de março

Por Conexão Mineral 04/03/2021 - 14:11 hs
Foto: Usiminas

Startups podem se inscrever, até 10 de março de 2021, para apresentar soluções inovadoras para os dois desafios que uma das maiores siderúrgicas do país propôs no Usiminas Challenge FIEMG Lab.

O Desafio Monitoramento de Correias Transportadoras busca soluções inovadoras que proporcionem um monitoramento para predição de falhas e danos estruturais das correias Flexowell, com o objetivo de ampliar a segurança das pessoas, a eficiência das operações e redução de custos.

Já o Desafio Planejamento Integrado de Cargas busca otimização do fluxo do recozimento ao apoiar a tomada de decisão, integrando, em tempo real, a disponibilidade de cargas, fornos e resfriadores, com o objetivo de aumentar a eficiência operacional, a disponibilidade produtiva e a visibilidade do processo. 

Os times selecionados terão a possibilidade de contratação para realizar testes industriais remunerados em ambientes reais de operação, trabalharão junto a equipes experientes, uma vez validada a solução, terão ainda a possibilidade de contratação definitiva e escala de fornecimento, além de apoio logístico para participação. A iniciativa tem o objetivo de criar uma interação do time técnico da Usiminas com os interessados em participar do Challenge FIEMG Lab.

O anúncio das até quatro selecionadas por desafio será no dia 24 de março. De  25 de março a 23 de abril haverá o nivelamento de conhecimentos e expectativas, construção das propostas de fornecimento das soluções. Haverá prova de conceito (POC) de 31 de maio a 30 de julho. Serão feitos testes industriais das tecnologias selecionadas, de acordo com os parâmetros aprovados nas propostas construídas na fase de imersão. 

Dúvidas ou informações pelo endereço https://fiemglab.com.br/challenge/usiminas/ ou e-mail challenge@fiemglab.com.br.