Mosaic Fertilizantes quer ter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025

Por Conexão Mineral 02/04/2021 - 14:27 hs
Foto: Mosaic Fertilizantes
Mosaic Fertilizantes quer ter 30% de mulheres em cargos de liderança até 2025
Elizangela Novais, supervisora de Infraestrutura de Mina subterrânea e sua equipe

A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, tem atuado para fortalecer a atuação feminina no setor de mineração. A empresa assumiu um compromisso com Women in Mining, uma mobilização internacional para aumentar a participação das mulheres em todos os níveis hierárquicos, principalmente em cargos de liderança no setor, e lidera a frente de Diversidade e Inclusão da Carta Compromisso no Ibram.

“Queremos construir uma força de trabalho representativa que abraça as oportunidades que a diversidade traz ao negócio. Além de disso, esperamos inspirar outros atores do setor a incorporar essa causa às suas prioridades de negócio”, comenta Adriana Alencar, vice-presidente de RH da Mosaic Fertilizantes.

Luciana Leite, técnica de Processo Mineral da Mosaic Fertilizantes em Araxá (MG). (Foto: Mosaic Fertilizantes)

Os resultados da política de diversidade e inclusão já são notados nas operações de mineração da companhia. Em Araxá (MG), a técnica de Processo Mineral, Luciana Leite começou como Auxiliar de Laboratório onde era a única em uma equipe de cinco homens e hoje faz parte de uma equipe na qual possui várias mulheres desde a Gerente, Supervisora, Operadoras de Usina e outras Técnicas de Processo também, responsável pela análise de amostras que saem diretamente da mina. “Não enxergo diferença na desenvoltura para realização das tarefas, mas acredito que as oportunidades que a Mosaic Fertilizantes vem fomentando para mulheres são muito importantes para o desenvolvimento do setor”, comenta.

Para alcançar a meta estabelecida pelo Pacto Global, da ONU, de 30% de mulheres em cargos de tomada de decisão, a empresa propõe uma série de ações, como desenvolver, incentivar e implementar práticas inclusivas, proporcionar oportunidades iguais de desenvolvimento para todos os funcionários e propor treinamentos sobre diversidade e inclusão para seus funcionários. Além disso, a Mosaic Fertilizantes ainda está viabilizando a contratação de empresas lideradas por mulheres até além da cadeia mineral e do agronegócio, apoiando também as comunidades onde atua.

Em Rosário do Catete (SE), outra localidade com a presença da companhia, a supervisora de Infraestrutura de Mina subterrânea, Elizangela Novais, tem se sentindo muito encorajada, valorizada e reconhecida. Ela atua na liderança de uma equipe completamente masculina na mina subterrânea de Sergipe, responsável pela supervisão de infraestrutura de mina, garantindo seu avanço para continuidade da exploração do potássio. “Acredito que é engrandecedor para qualquer mulher ter a oportunidade de enfrentar grandes desafios. O trabalho da Mosaic Fertilizantes está começando a quebrar o tabu da presença de mulheres em minas subterrâneas”, comenta a profissional.

Para a companhia, a força do negócio está no comprometimento de uma equipe excepcional de funcionários, por isso segue se empenhando para aumentar a diversidade não só de gênero, mas também nos âmbitos de gerações, PCD’s e raças. Os mais de seis mil funcionários fazem parte de um time amplamente diverso em habilidades, experiências e origens. “Nosso objetivo é ser uma empresa empregadora de uma força de trabalho diversificada e inclusiva e oferecer oportunidades iguais a todas as pessoas”, finaliza Adriana Alencar.