Ternium recebe premiação da Worldsteel pelo terceiro ano consecutivo

Empresa foi escolhida como Campeã da Sustentabilidade

Por Conexão Mineral 16/04/2021 - 14:19 hs
Foto: Ternium
Ternium recebe premiação da Worldsteel pelo terceiro ano consecutivo
Ternium tem plano de US$ 500 milhões para descarbonização

A Ternium foi escolhida uma das "Sustainability Champions", ou Campeãs da Sustentabilidade, pela Associação Mundial do Aço (Worldsteel), pelo terceiro ano consecutivo. O anúncio foi feito durante a reunião geral de membros e conselheiros da Worldsteel, realizada on-line na terça-feira (13/4). O prêmio é um reconhecimento ao desempenho da companhia e de seu compromisso de longo prazo com o meio ambiente. 

No primeiro trimestre de 2021, dois anúncios reforçaram a preocupação com a agenda ambiental: em fevereiro, a Ternium apresentou sua rota de descarbonização, com o objetivo de reduzir em 20% suas emissões específicas para 2030. Além disso, desde 2020, a companhia vem executando um plano de investimentos de US$ 500 milhões exclusivamente para projetos ambientais nas unidades de México, Argentina e Brasil. A Tenaris, empresa do mesmo grupo, também foi apontada como Campeã de Sustentabilidade pela Worldsteel, pelo quarto ano consecutivo. 

O plano de descarbonização da Ternium será acompanhado por uma agenda de investimentos em projetos e tecnologias ambientalmente corretas para, entre outros objetivos, aumentar a participação das fontes renováveis de energia, substituir parcialmente carvão mineral por carvão vegetal nas operações e priorizar tecnologias com menores emissões específicas. Os projetos terão como foco a redução de emissões, gestão de efluentes e de materiais, principalmente nas plantas de Nuevo León, no México; San Nicolás de los Arroyos, na Argentina; e Santa Cruz, no Brasil. 

Em razão dos desafios impostos pela pandemia da Covid-19, os prêmios da Worldsteel neste ano foram enviados às empresas e representantes nos seus países de origem.