Gerdau lança empresa voltada para produtos com grafeno

Gerdau Graphene terá operação independente das divisões de negócio de aço

Por Conexão Mineral 16/04/2021 - 15:13 hs
Foto: Gerdau Graphene
Gerdau lança empresa voltada para produtos com grafeno
O grafeno é um nanomaterial composto apenas por carbono

A Gerdau lançou ontem (15/4) uma nova empresa, batizada de Gerdau Graphene, focada no desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno. A Companhia, que terá operação independente das divisões de negócio de aço, já nasce com objetivo de ser uma empresa referência na comercialização de produtos com aplicação de grafeno em escala no Brasil e com foco em atingir mercados globais. O material apresenta benefícios de propriedades mecânicas, como a redução de peso e de atrito, maior eficiência em lubrificação, maior condutividade térmica e elétrica, entre outras. 

A nova unidade de negócios nasce posicionada como uma relevante desenvolvedora de grafeno das Américas. Com seu escritório principal em São Paulo e uma filial nos Estados Unidos, a Empresa prevê oferecer mais tecnologia para os setores da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas e sensores, no Brasil e em países da América do Norte. 

A nova companhia faz parte do portfólio de empresas da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau lançada no segundo semestre de 2020, que tem o objetivo de empreender em novos segmentos, além do aço, com participação relevante nas receitas da Gerdau. 

"A Gerdau Graphene entra no mercado de forma singular por sua aposta em tornar a produção do material viável comercialmente e em larga escala. Estamos chegando ao mercado com o diferencial de sermos parte de um grupo sólido e de forte credibilidade internacional, mas com a filosofia embarcada de Open Innovation, em colaboração com múltiplos ecossistemas. Nossa proposta de valor, diferenciada, é de fornecer ao mercado aditivos, boosters e soluções com o grafeno que sejam plug-and-play para os processos industriais de nossos clientes. Ou seja, iremos comercializar tanto o produto quanto o serviço e know-how em grafeno e, para isso, contamos com alianças estratégicas com parceiros globais e nacionais. Por fim, temos como primeiro cliente, a própria Gerdau e suas usinas de aço, que permite a criação e testes de novos produtos e soluções com velocidade e intimidade de aplicação", explica Alexandre de Toledo Corrêa, Diretor Geral da Gerdau Graphene. 

"O lançamento da Gerdau Graphene é mais um passo estratégico da Gerdau Next, diversificando os negócios do Grupo em complementaridade a cadeia do aço e dos nossos clientes. Já trabalhávamos com o grafeno em Manchester, na Inglaterra, desde o ano 2019. O grafeno é o material mais forte já encontrado, um dos melhores condutores que existem, com inúmeras aplicações potenciais. Com parcerias estratégicas já estabelecidas neste novo negócio, estamos confiantes de que a Gerdau Graphene será um player relevante nas Américas", diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau. 

Nessa primeira etapa, a Gerdau Graphene focará nos mercados da construção civil, lubrificantes industriais e automotivos, borracha, termoplásticos, tintas, baterias e sensores nas Américas. 

Parcerias

A Gerdau pesquisa grafeno há quatro anos. Em 2019, a Gerdau firmou parceria com o Centro de Inovação de Engenharia de Grafeno (GEIC, na sigla em inglês) da Universidade de Manchester, no Reino Unido, para desenvolver pesquisas envolvendo o grafeno. Na época, a companhia entrou para o seleto grupo global de empresas com cadeiras exclusivas na instituição para o desenvolvimento de pesquisas, que é uma das referências globais no tema. 

Para iniciar uma unidade de negócio com um posicionamento estratégico e capilaridade, a Gerdau Graphene já nasce com parcerias estratégicas com grandes desenvolvedores de grafeno. E, mais especificamente no mercado brasileiro, tem parcerias estratégicas no setor automotivo com Baterias Moura e SKF do Brasil para desenvolver aplicações em armazenagem de energia, artefatos de borracha, compósitos e tintas. 

Aplicações do grafeno

O grafeno é um nanomaterial composto apenas por carbono, em que os átomos se ligam formando estruturas hexagonais. Em outras palavras, refere-se a uma das formas cristalinas do carbono, assim como o diamante e o grafite. Por apresentar características únicas, tornou-se o maior condutor elétrico, um dos melhores condutores térmicos e um dos materiais mais resistentes e duros da atualidade. Suas propriedades óticas permitem a passagem de quase 98% da luz incidente, além de ser extremamente flexível e impermeável. 

Para Alexandre de Toledo Corrêa, Diretor Geral da Gerdau Graphene, as aplicações de grafeno vão além de revestimentos anticorrosivos e compósitos poliméricos para os mercados automotivo e de construção civil, química, plástico e borracha. "Desenvolver uma unidade de negócio com base no grafeno por conta das múltiplas aplicações e inúmeras oportunidades de inovação está alinhado com o DNA da Gerdau, que está constantemente se reinventando. O grafeno, por ter uma dimensão física a menos, nos permite uma dimensão visionária e de negócio adicional. A Gerdau Graphene inicia sua operação como um hub consolidador de toda a cadeia e pesquisa existente no Brasil e no mundo para acelerar e facilitar a sua aplicação nos processos e produtos de nossos clientes", complementa o executivo. 

Corrêa afirma ainda que a nova empresa irá propor soluções e aplicações para os atuais clientes e fornecedores da Gerdau, gerando sinergia entre as operações futuras de grafeno e os canais já existentes de vendas, compras e aplicação técnica. "Ao nos apoiarmos em toda a estrutura Gerdau, garantiremos eficiência, excelência e velocidade, nessa etapa inicial, nas entregas com as parcerias que estamos firmando", comenta Corrêa. 

Gerdau Next

Gerdau Graphene é uma empresa lançada pela Gerdau, por meio da Gerdau Next, braço de novos negócios da empresa. Em 2021, a Gerdau Graphene passa a atuar como uma companhia focada na produção, desenvolvimento e comercialização de produtos com a aplicação de grafeno no Brasil e no continente americano, gerando mais valor para seus produtos e clientes a partir do benefício de propriedades mecânicas do nanomaterial.