Vale inicia obra preliminar para descaracterização do dique auxiliar da barragem B5

Por Conexão Mineral 05/05/2021 - 15:31 hs
Foto: Vale
Vale inicia obra preliminar para descaracterização do dique auxiliar da barragem B5
Barragem B5, na Mina Águas Claras, em Minas Gerais

O dique auxiliar da barragem B5, na Mina Águas Claras, em Nova Lima (MG), passará pelo processo de descaracterização. Com isso, a estrutura construída pelo método a montante, deixará de exercer a função de barragem. Antes desta etapa, será implantada uma estrutura de contenção, cuja finalidade é reter os rejeitos na hipótese de haver ruptura do dique auxiliar.

Segundo a Vale, na construção será utilizada a técnica de gabião (malhas de fios de aço preenchidas com pedras). As atividades começaram com a montagem do canteiro. A previsão é concluir a obra no final deste ano e iniciar o processo de descaracterização do dique auxiliar no primeiro semestre de 2022.

Os trabalhadores da obra são contratados prioritariamente na própria região. Ainda segundo a mineradora, durante todas as atividades serão adotadas as medidas recomendadas para prevenção e enfrentamento à Covid-19, em alinhamento às determinações legais e dos órgãos de saúde.

De acordo com a Vale, os estudos para implantação da contenção demonstraram que a obra não interfere na condição de estabilidade da barragem B5, que está inativa desde 2000 e passa por auditoria periodicamente, conforme estabelece a legislação. As estruturas da Mina Águas Claras são monitoradas 24 horas no Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Além do CMG, o dique auxiliar também possui uma estação total robótica, que é capaz de detectar movimentações milimétricas na estrutura, com inspeções diárias e leitura dos instrumentos semanalmente, segundo a mineradora.