Jaguar Mining instalará dois exaustores para otimizar sistema de ventilação na mina Pilar

Por Conexão Mineral 05/05/2021 - 15:42 hs
Foto: Jaguar Mining
Jaguar Mining instalará dois exaustores para otimizar sistema de ventilação na mina Pilar
A função dos exaustores é potencializar a vazão do ar e melhorar o conforto térmico

A Jaguar Mining está implementando mais uma importante melhoria na Mina Pilar, que integra o Complexo CCA da empresa, localizada no município de Santa Bárbara (MG). Dois exaustores centrífugos de médio porte estão sendo instalados no Sistema de Exaustão principal da Mina, a fim de otimizar condições seguras e adequadas de ventilação e temperatura para os trabalhadores no interior da mina.

De acordo com o coordenador de engenharia da Jaguar, Fernando Lourenço, os exaustores serão monitorados e operados à distância, na sala de despacho da mina e também pelo setor de segurança patrimonial, o que torna o sistema ainda mais seguro. “Para esta instalação estamos fazendo obras de terraplanagem, bases civis, sistema elétrico, aterramento e sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), instalação de eletrocentro, sistema de automação e sistema de monitoramento de câmeras - CFTV”, explicou.

Para Rogério de Lima Lopes, gerente geral do Complexo CCA, com o aprofundamento da mina, a temperatura interna é naturalmente aumentada. A função dos exaustores é potencializar a vazão do ar e, consequentemente, ampliar o conforto e condições de trabalho para os empregados. “A Jaguar tem o cuidado de adotar melhores práticas do mercado, visando sempre a segurança e o bem-estar da sua equipe”, completa.

A Jaguar Mining é uma empresa brasileira de mineração, de capital estrangeiro, com foco na exploração de ouro na região do Quadrilátero Ferrífero (Minas Gerais) e no desenvolvimento sustentável local. Suas unidades incluem o Complexo MTL, em Conceição do Pará, e o Complexo CCA, que contempla a mina Pilar, em Santa Bárbara, e a planta de processamento de minério, em Caeté. A Jaguar Mining também é proprietária do Complexo Paciência, em Itabirito, que se encontra em cuidados e manutenção desde 2012.