Horizonte Minerals contrata empresa para desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Vermelho 

Por Conexão Mineral 05/05/2021 - 16:17 hs
Foto: Horizonte Minerals
Horizonte Minerals contrata empresa para desenvolver o Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Vermelho 
Fluxograma de Processo HPAL para o Projeto Vermelho de Níquel

A Ramboll Brasil firmou contrato com a Horizonte Minerals para a preparação do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) do "Projeto Vermelho", área mineral localizada em Canaã dos Carajás (PA). A região é rica em níquel e cobalto. A produção atenderá o mercado de baterias de veículos elétricos. 

"A contratação da Ramboll para a realização do EIA mostra o compromisso do setor para a adoção de práticas ambientais, sociais e de governança, buscando o desenvolvimento sustentável no Brasil", destaca Eugenio Singer, presidente da empresa. "Cada vez mais, essa será uma tendência de diversos ramos empresariais". 

Segundo a Horizonte Minerals, em comunicado oficial, a escolha da Ramboll elevará o "Vermelho’’ aos mais altos padrões das práticas de sustentabilidade. "Nosso compromisso vem em momento oportuno para apoiar a expansão desse cobalto. Estamos preparados para agregar governança, segurança, responsabilidade e rentabilidade às operações da Horizonte", conclui o informativo. 

Vermelho é um projeto de classe 1 de níquel-cobalto, concebido para iniciar sua produção em um ponto crítico do mercado de níquel, quando haverá um déficit de fornecimento no setor de baterias.  O escopo do trabalho prevê igualmente avaliações de impacto social e ambiental em conformidade com os Padrões de Desempenho da Corporação Financeira Internacional (International Finance Corporation, IFC) e os Princípios do Equador. 

As atividades da Ramboll contemplarão, de maneira integrada, o atual contexto físico, biológico e social, também levando em consideração: disponibilidade e qualidade da água; estudo de linha de base de ar e ruído; qualidade do solo; inventário de flora e fauna; considerações socioeconômicas; saúde e segurança na comunidade; reassentamento; e patrimônio cultural. 

O Estudo de Impacto Ambiental e Social é fundamental para o processo de licenciamento ambiental do ‘Projeto Vermelho’ e deverá subsidiar a concessão de Licença Prévia, que poderá ser emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas).