Primeira estação modular FIT de britagem e peneiramento da Metso Outotec será instalada na Amarillo Gold

Posse Gold, localizado em Mara Rosa (GO), receberá os equipamentos no final do segundo semestre

Por Conexão Mineral 21/05/2021 - 13:31 hs
Foto: Metso Outotec
Primeira estação modular FIT de britagem e peneiramento da Metso Outotec será instalada na Amarillo Gold
Estação FIT tem capacidade projetada de 540 toneladas por hora

A Amarillo Gold selecionou a estação modular de britagem FIT da Metso Outotec para seu projeto de mineração Posse Gold em Goiás. A nova solução de britagem e peneiramento foi lançada em 2020 e o projeto brasileiro, localizado no município de Mara Rosa, é o primeiro local onde ela será instalada. A solução foi desenvolvida no Brasil e o pacote de equipamentos deve ser entregue no final do segundo semestre desse ano. 

“A Amarillo Gold tem uma forte licença social para operar no município de Mara Rosa, onde o projeto Posse Gold está localizado. Nosso objetivo é construir uma operação de mineração moderna e sustentável e a estação FIT da Metso Outotec cumpre nossas metas ambiciosas de processo”, explica Arão Portugal, Country Manager da Amarillo Gold. De acordo com ele, os recursos minerais do projeto somam aproximadamente 1,2 milhão de onças contidas e a exploração envolve uma mina a céu aberto, além de uma planta CIL, de carbono em lixiviação e um sistema de filtragem rejeitos com empilhamento tipo dry stacking (para saber mais sobre a situação atual de implantação do projeto em Mara Rosa, leia a entrevista de Arão Portugal acessando o link ao final do texto). 

A estação FIT que será entregue ao projeto Posse Gold tem uma capacidade projetada de 540 toneladas por hora (thp) de minério retirado diretamente da mina (ROM), com uma produção média de 102.000 onças/ano de ouro nos primeiros quatro anos de operação. 

Leia a seguir a entrevista completa com Fausto Rezende, diretor de Equipamentos para Mineração da Metso Outotec

Conexão Mineral – Qual é o diferencial da estação FIT em relação aos outros equipamentos oferecidos?

Fausto Rezende – A estação FIT é uma solução de britagem e, portanto, diferente de um equipamento isolado. A solução da estação FIT entrega aos nossos clientes módulos de britagem e peneiramento completos contendo equipamentos e componentes auxiliares dependendo do estágio de britagem, além é claro dos chutes e estruturas metálicas com acessos para operação e manutenção. Ao optar por uma estação FIT, o cliente não adquire apenas um pacote de equipamentos e estruturas, mas escolhe também pelo legado e experiência da Metso Outotec no fornecimento em mais de 100 plantas de britagens ao redor do mundo colocados à disposição dos nossos clientes nas estações de britagem modularizadas.

Conexão Mineral – É possível personalizar os módulos?

Fausto Rezende – As estações foram projetadas em módulos padronizados. No entanto, ela permite alta flexibilidade possibilitando diferentes arranjos conforme necessidade e preferências de cada cliente. A sua concepção em módulos padronizados ainda traz outras vantagens como reduzidos estudos de viabilidade, prazos de entrega e investimento. Apesar de ser uma solução padronizada os módulos ainda permitem algumas customizações para atender demandas especificas dos clientes como, por exemplo, montagem sobre skid facilitando o seu deslocamento na mina. Vale ainda destacar que a Metso Outotec pode fornecer módulos independentes que podem ser incorporados a uma planta existente ou ainda podemos fornecer uma planta completa e integrada, como foi o caso da Amarillo Gold. Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a Amarillo Gold. Eles estão na vanguarda com o objetivo de selecionar a melhor tecnologia para seu projeto.

Conexão Mineral – A estação FIT pode ser utilizada para projetos relacionados a outras substâncias?

Fausto Rezende – No caso da Amarillo Gold, ela será aplicada para o processamento de minério de ouro, mas ela pode ser utilizada para outros minérios, como ferro, cobre entre outros.

Conexão Mineral – O lançamento em 2020 foi mundial ou a solução já era utilizada anteriormente em outros países? 

Fausto Rezende – O lançamento das soluções modularizadas da Metso Outotec foi mundial em 2020. Além do FITTM Station, o lançamento em 2020 incluiu também as soluções NW RapidTM Mining Plant e ForeSightTM Station. A primeira constituída por equipamentos montados sobre rodeiros para condições quando os clientes precisam de uma solução compacta e um rápido início de operação devido sua facilidade de instalação sem a necessidade de bases civis. Já a solução ForeSightTM Station foi desenvolvida para operação de altas capacidades onde podem ser instalados equipamentos de grande porte.

Conexão Mineral – Quais são as principais características técnicas de cada módulo da planta da Amarillo?

Fausto Rezende – O módulo da estação primária conta uma moega de alimentação de 80ton, alimentador vibratório modelo MV-60128, britador de mandíbulas C130, talha de manutenção e rompedor hidráulico MB432. A estação de britagem secundária possui uma peneira vibratória de escalpe XH-6’x16’DD, um britador cônico HP500 e uma talha de manutenção. Na estação de britagem terciaria temos um silo de 110m3, dois alimentadores vibratórios MVS35120, dois britadores cônicos HP500 e uma talha. Já na estação final, responsável pela classificação do produto, a planta possui um módulo com duas peneiras vibratórias SH-8’x20’DD. Para integrar todos os módulos a Metso Outotec fornecerá todos os transportadores de correia incluindo o transportador de pilha de produto. Vale ainda ressaltar que o projeto e equipamentos são de fabricação da Metso Outotec e na sua grande maioria fabricados no Brasil, incluindo as estruturas metálicas de suporte, acessos com passadiços e talhas. Uma das exceções é o rompedor hidráulico, fabricado por outra unidade da Metso Outotec no exterior.

Conexão Mineral – Além dos quatro módulos da Amarillo, quais outros estão disponíveis?

Fausto Rezende – Existem diferentes tipos de módulos possibilitando uma grande flexibilidade de soluções. O módulo de britagem primária da Amarillo Gold consiste basicamente de moega de alimentação, alimentador vibratório com grelha integrada, britador primário e rompedor hidráulico. No entanto, há disponibilidade de módulos de britagem primária, por exemplo, que podem se adequar a distintas condições de processo através de diversas configurações pelo meio do uso de alimentador de sapatas, alimentador de correia, peneira de escalpe, grelha vibratória, britador de mandíbulas ou giratório.

Conexão Mineral – Quais as vantagens do sistema modular? É uma tendência mundial ou mais aplicável no Brasil?

Fausto Rezende – As principais vantagens do sistema modular são prazos de entrega reduzidos e menor investimento. Tudo isto, viabilizado através de uma engenharia e supply chain já estabelecidos possibilitando um início de fabricação muito mais rápido quando comparado a plantas totalmente customizadas. Como os módulos são padronizados e apresentam flexibilidade de soluções os estudos de viabilidades também são beneficiados tornando-os mais simples e rápidos. As plantas modulares têm se apresentado como alternativa mundial, principalmente para cliente que necessitam de uma solução completa e integrada, além de prazos de implantação reduzidos. Ao adquirir uma planta de britagem completa da Metso Outotec, os nossos clientes recebem uma solução integrada e de um fornecedor único e líder de mercado, reduzindo os riscos de interface entre diversos fornecedores.

Conexão Mineral – Poderia detalhar um pouco mais a parte da eletrônica embarcada para automação e quais serviços poderão ser acrescentados no futuro?

Fausto Rezende – Os equipamentos, principalmente os britadores, possuem um conjunto de sensores, transmissores e chaves embarcados necessários para a sua correta operação, proteção e monitoramento devido a existência de sistemas hidráulicos. Os demais equipamentos também contam com alguns sensores como medição da temperatura dos mancais dos tambores de acionamento dos transportadores de correia, sensores de vigia de velocidade bem como as convencionais chaves de segurança dos transportadores de correia. Os britadores normalmente são entregues com um sistema de automação dedicado capaz de monitorar e operar o equipamento através de inputs do operador dependendo das condições que processo desejada, permitindo também se comunicar com o sistema de controle geral da planta para que remotamente da sala de controle os operadores possam atuar no britador. No caso da Amarillo Gold, foi decidido que toda a automação da planta, inclusive dos britadores, fosse realizada no sistema de controle geral da planta. Esta é mais uma flexibilidade das estações FIT para se adequar as condições e preferências de cada cliente. Além dos sensores embarcados nos equipamentos, a planta também possui sensores de nível nos chutes de descarga dos transportadores de correia, medidores de nível do tipo radar na moega de alimentação e no silo dos britadores terciários, além de uma balança integradora no transportador de correia da pilha de produto das peneiras de classificação. Futuramente também podem ser adicionados outros sensores à planta de britagem conforme necessidade de automação do cliente. Sensores de níveis nas câmaras de alimentação dos britadores podem ser incorporados para um controle otimizado do processo de britagem.Adicionalmente, o sistema VisioRockTM é um produto que pode ser instalado na planta para permitir o ajuste da abertura dos britadores para compensar o desgaste dos revestimentos e ainda realizar o controle da granulométrica do produto.

Conexão Mineral – Também fornecerão o pacote de manutenção?

Fausto Rezende – O fornecimento da planta de britagem FIT contempla apenas os equipamentos. A Metso Outotec possui uma divisão de negócio de serviços onde a Amarillo Gold futuramente pode decidir pela aquisição destes serviços. As estações de britagem FIT permitem uma redução de investimento em capital, prazos de entrega mais curtos por serem módulos padronizados e combinam nosso legado e experiência entregando soluções que reúnem as melhores práticas de operação, manutenção e segurança, além de facilidade de instalação.

Conexão Mineral – Existem outros projetos já fechados para fornecimento da estação FIT?

Fausto Rezende – Já existem outros dois projetos fechados. O primeiro é um módulo de britagem primária com alimentador vibratório, britador de mandíbulas e transportador de produto. O segundo é uma planta completa com módulos de britagem primária, secundária e um módulo de classificação, todos interligados por transportadores de correia. Ambos a serem entregues a mineradoras de minério de ferro no estado de Minas Gerais.

Conexão Mineral – Qual é a situação atual em termos de produção na fábrica? Quais as perspectivas de novos negócios para o período 2021/2022? 

Fausto Rezende – A nossa fábrica atualmente opera com alta capacidade tanto devido a demanda interna quanto externa uma vez que fábrica de Sorocaba também é responsável por atender outras regiões. Os preços atuais dos minérios aliado a alta demanda têm feito muitos projetos avançarem mantendo as perspectivas de novos negócios muito boa para o período de 2021 e 2022. Sem dúvida é um excelente momento para a mineração e o ano de 2021 já iniciou com o fechamento de grandes negócios para a Metso Outotec.

Conexão Mineral – A pandemia afetou algum cronograma de entrega da empresa?

Fausto Rezende – A pandemia de Covid-19, principalmente no seu início em 2020, foi um desafio para a manutenção de nossas operações. Muitas ações foram tomadas, a maioria do nosso pessoal de escritório passou a trabalhar em home-office para possibilitar que nossas fabricadas pudessem manter sua plena capacidade operacional dando maior segurança aos funcionários que permaneceram trabalhando nas dependências da Metso Outotec. Tudo isto aliado a adoção de protocolos de higiene rígidos recomendados ao combate da Covid-19. Em paralelo houve um acompanhamento reforçado na cadeia de suprimentos para garantir que não houvesse escassez de insumos, além de ações de mitigação de riscos. Estas medidas contribuíram muito para que a Metso Outotec fosse pouco impactada pela pandemia de Covid-19 podendo cumprir com os prazos de entrega acordados. 

Leia também:

Amarillo Gold começará a construção de Mara Rosa no terceiro quadrimestre