Atlantic  Nickel recicla 83,27% dos resíduos gerados na produção de níquel em Itagibá 

Os outros 16,73% são resíduos não recicláveis, que recebem as melhores práticas de proteção ambiental, incluindo coprocessamento e transformação em energia

Por Conexão Mineral 09/06/2021 - 11:01 hs
Foto: Atlantic Nickel
Atlantic  Nickel recicla 83,27% dos resíduos gerados na produção de níquel em Itagibá 
Centro de Triagem de Resíduos (CTR) recebe o material dos processos operacionais e administrativos

A Atlantic Nickel destinou para a reciclagem 83,27% do total de resíduos que produziu durante todo o ano de 2020 em sua planta localizada na cidade de Itagibá, região sul da Bahia.  A empresa alcança este índice como resultado do pleno funcionamento do Centro de Triagem de Resíduos (CTR). O espaço, construído dentro da empresa, recebe todo o material proveniente dos processos operacionais e administrativos, garantindo que tudo receba a destinação adequada às legislações ambientais vigentes e sem riscos de agressão ao meio ambiente.  

A classificação dos resíduos é realizada de acordo com sua natureza física, composição química, riscos potenciais ao meio ambiente e origem. Este processo impede a contaminação dos lençóis freáticos, do solo ou da atmosfera. Uma vez classificados, os resíduos recicláveis são direcionados para empresas especializadas, permitindo a transformação em matéria-prima para a fabricação de um novo produto.  

Os 16,73% dos resíduos resultantes da operação, classificados como não recicláveis, também são encaminhados para uma destinação final em conformidade com as melhores práticas de proteção ambiental, incluindo coprocessamento e posterior transformação em energia.  

Os resíduos orgânicos provenientes da cozinha que abastece os refeitórios são tratados em equipamentos que realizam a compostagem acelerada, produzindo assim, um composto orgânico que posteriormente é usado em ações de preservação da biodiversidade e reflorestamento de Mata Atlântica mantidas pela empresa por meio do viveiro com capacidade para produzir até 30 mil mudas. 

Treinamento constante

A Atlantic Nickel mantém um cronograma fixo de treinamentos com os colaboradores, que são os grandes agentes de manutenção das práticas diárias para o descarte correto de qualquer resíduo, seja proveniente da produção ou do dia a dia dentro da empresa. O processo educativo começa desde a fase de integração do funcionário em sua chegada à empresa após o processo seletivo.  

Além disso, todas as áreas de circulação possuem sinalização explicativa e recipientes específicos para a separação de papel, metal, plástico, vidros, lixo orgânico e não orgânico.