Projeto Serrote teve obra finalizada antes do prazo previsto e custo abaixo do orçamento

Grupo Appian Brazil inaugurou a Mineração Vale Verde, em Alagoas, com vida útil da mina estimada em 14 anos

Por Conexão Mineral 22/06/2021 - 09:16 hs
Foto: Mineração Vale Verde
Projeto Serrote teve obra finalizada antes do prazo previsto e custo abaixo do orçamento
Operação a plena capacidade deverá ocorrer em 18 meses

A Mineração Vale Verde (MVV), empresa do Grupo Appian Brazil, inaugurou sua unidade de beneficiamento de minério de cobre no município de Craíbas, batizado de Projeto Serrote durante o período de implantação.  O empreendimento inédito é a primeira empresa de mineração de metais básicos de Alagoas e o maior investimento privado no Estado dos últimos anos.  As obras foram finalizadas antes do prazo previsto, com custos abaixo do orçamento inicial e teve um investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão desde o início da sua implantação em 2018. 

“Construímos um projeto com segurança, responsabilidade e tecnologia de ponta. Quebramos um paradigma ao mostrar que não precisa ser um projeto grande e exagerado para se fazer uma mineração responsável, inteligente e que abra oportunidades para a região. Isso enche o nosso coração de orgulho e energia. Estamos prontos para gerar empregos, desenvolver a região, dar oportunidade para as pessoas e também contribuir para a revolução energética que estamos vivendo”, afirmou o CEO do Grupo Appian Brazil, Paulo Castellari. 

A Mineração Vale Verde engloba a pesquisa e desenvolvimento mineral, extração de cobre, o seu beneficiamento e a venda do concentrado por meio de logística portuária. Localizada no município de Craíbas, a MVV terá produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre com 22 mil toneladas de cobre equivalente, ao longo de uma vida útil prevista de 14 anos, com grande potencial de ampliação, em uma mina de céu aberto que alimentará uma planta de processamento com capacidade de 4,1 milhões de toneladas por ano. As reservas estão confirmadas em 52,7 milhões de toneladas de minério. A operação de lavra nos anos iniciais será terceirizada e ficará a cargo da empresa Fagundes Construção e Mineração S.A., uma das líderes no setor de serviços de mineração do País. 

Com a fase de implantação finalizada, se iniciam os testes de comissionamento com cargas. A expectativa é que a mina esteja funcionando com total capacidade dentro de 18 meses e que o primeiro embarque seja feito em novembro de 2021. “A MVV está escrevendo uma história importante em Alagoas, e que ficará registrada nos livros de história. Estamos vendo aqui a transformação econômica e social dessa região”, afirmou o secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal, representando o Ministério de Minas e Energia. Ele destacou ainda a importância do cobre para a revolução energética com a alta demanda dos veículos elétricos, menos poluentes. “O veículo elétrico vai demandar cinco vezes mais cobre que o atual. Há um apelo global pela sustentabilidade, pela redução das emissões de carbono. E a revolução energética só será possível com empreendimentos como esse da MVV”, enfatizou.  "O cobre é o novo pré-sal. Mais verde, mais limpo", concluiu.

O governador Renan Filho, elogiou o projeto e disse que ele faz parte da transformação de Alagoas em um Estado moderno. "Cada vez mais no mundo moderno, a iniciativa privada tem dialogado com essa perspectiva, especialmente quem se propõe às novas agendas do século 21. Vemos que a MVV está engajada em melhorar a socioeconomia do local onde está inserida. Tenho a certeza que este é um projeto importante para a geração de riqueza para essa região. Estou muito feliz de estar aqui hoje”, disse o governador.

O concentrado de cobre da MVV será destinado principalmente para o mercado asiático, cuja demanda por metais básicos tende a crescer cada vez mais nos próximos anos com o aquecimento do mercado de eletrificação. A MVV está bem-posicionada no segundo quartil da curva de custos, um metal cada vez mais requisitado pela alta demanda para atender à revolução energética que está em curso. 

Rigorosa gestão de riscos

O Grupo Appian Brazil entrega o projeto Serrote abaixo do orçamento e antes do prazo estabelecidos de implantação, mesmo com os desafios ocorridos em meio à pandemia. A Appian não mediu esforços para implementar ações com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos seus trabalhadores. No pico da implantação, cerca de dois mil colaboradores – sendo 70% do Estado de Alagoas – se revezaram em turnos para avançar com as obras. 

Uma rigorosa gestão de riscos foi adotada para garantir a segurança de todos dentro do canteiro de obras. “Estamos aqui hoje porque compartilhamos um sonho. Essa mina, essa frota de caminhões, o laboratório, a pilha de estoque, tudo isso agora está concretizando nossos valores. Sem o valor de segurança, nada disso aconteceria. Tenho orgulho em dizer que esse projeto teve a melhor performance de segurança da minha carreira. Construímos as coisas de forma segura e responsável”, enfatizou Castellari.”

Prevenção contra a COVID-19

A MVV, sensível à necessidade de celebrar com segurança a conclusão das obras de implantação do Projeto Serrote, optou por realizar o evento prioritariamente online, com apenas representação presencial de algumas autoridades do poder público, empregados, lideranças comunitárias e líderes da empresa. Desse modo, a cerimônia foi transmitida ao vivo para que a plateia virtual pudesse acompanhar cada etapa do evento.

Para participação do público presencial, foi estabelecido um rígido protocolo de prevenção à disseminação da COVID-19. 

Appian Brazil

O Grupo Appian Capital Brazil é a plataforma no País da Appian Capital Advisory, que é um fundo de investimento privado – Private Equity –, com sede em Londres, e com atuação exclusiva nos setores de mineração e metalurgia. 

No Brasil, a Appian se estabeleceu em 2018 com a aquisição de dois ativos, a Atlantic Nickel -operação de níquel sulfetado no sul da Bahia - e a Mineração Vale Verde (MVV) -empreendimento de cobre e ouro em cava de céu aberto localizado no Agreste Alagoano. Atualmente, a Appian Capital Brazil já estuda a expansão no País com a aquisição de novos ativos.

Mineração Vale Verde em números

• Vida útil da mina estimada em 14 anos com grande potencial de ampliação.

• Implantação e operação em linha com as melhores práticas de desempenho socioambientais.

• Capacidade de processamento da planta de 4,1 milhões de toneladas de minério por ano.

• Produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano com 22 mil toneladas de cobre equivalente.

• Reservas confirmadas em 52,7 milhões de toneladas de minério

• Investimento de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Fonte: Mineração Vale Verde