Influências dos ajustes de controle para máquinas e equipamentos

Por Conexão Mineral 07/07/2021 - 19:19 hs
Foto: Marrari

Por Eng. Ricardo da Rosa Uchôa*

Todo processo industrial, cujo controle é exercido por máquinas e equipamentos automáticos, buscam o ajuste do processo a partir de valores de controle pré-determinados ou dinâmicos, de acordo com cada processo em análise.

Em processos com sistemas de controle de maior simplicidade, a abertura e fechamento dos elementos de controle são realizados de forma direta, abrupta e apresentam variações significativas em torno do valor de referência. Porém, em processos de alta periculosidade, ou que exijam condições muito específicas de controle, faz-se necessário o investimento em elementos de controle de alto custo, que garantam o ajuste fino no processo, sem acarretar perdas produtivas ou riscos adicionais.

Em processos como a secagem, onde a busca do controle da temperatura ambiente e umidade relativa são fundamentais, todo esforço direcionado ao ajuste do sistema irá refletir no processo, seja por tempo, dinâmica ou resultados obtidos no produto final.

No entanto, sendo este um setor com capacidade de investimentos limitados, são necessárias soluções simples que adequem elementos de controles de baixo custo, levando os mesmos a desempenhos otimizados.

Exemplo 1 – Gráfico de um ciclo de secagem sem controle ajustado


No exemplo 1, demonstrado acima, é possível observar a grande oscilação da temperatura, no gráfico identificado pela cor vermelha, em relação ao valor de referência, sendo o traço da cor preta ao fundo.

Após os devidos ajustes da configuração do sistema, sem a necessidade de intervenções físicas ou substituição de peças e acessórios, foram obtidos os resultados demonstrados no exemplo 2. Toda melhoria do controle é feito via software do sistema de automação MR 500 da empresa Marrari Automação Industrial, com a aplicação correta de índices de controle e configurações do sistema.

Exemplo 2 – Gráfico de um ciclo de secagem durante ajustes no controle


Figura 2 - Histórico do índice UCI (Utilização de capacidade instalada) da indústria de transformação brasileira.

Exemplo 3 – Gráfico de um ciclo de secagem com ajustes no controle definidos


Com os devidos ajustes realizados no programa e a correta configuração de todos elementos de controle as oscilações são reduzidas e por vezes eliminadas. Além de melhorar os resultados obtidos com a secagem outros elementos são preservados e tem durabilidade aumentada, tais como bombas de água, tubulações e geradores de vapor, reduzindo as despesas com manutenções e intervenções nestes elementos dos sistemas.

(*) Eng. Industrial Madeireiro e Eng. De Segurança do Trabalho Ricardo da Rosa Uchôa, coordenador Técnico na Marrari Automação Industrial

Mais informações sobre a Marrari Automação Industrial para a área de Mineração: clique aqui