Estratégias com foco em sustentabilidade da mineração devem incluir tecnologias para digitalização do setor

Relatório Transitioning to Sustainable Mining, Minerals, and Metals Practices, produzido pela IDC a pedido da Aveva e Schneider Electric, apresenta pontos importantes a serem considerados

Por Conexão Mineral 21/07/2021 - 11:43 hs
Foto: Aveva/Schneider Electric
Estratégias com foco em sustentabilidade da mineração devem incluir tecnologias para digitalização do setor
Webinar apresentou as principais conclusões obtidas no estudo da IDC

A Aveva e a Schneider Electric  contrataram a IDC Technology Spolight para produzir a pesquisa  Transitioning to Sustainable Mining, Minerals, and Metals Practices e promoveram um webinar para apresentar as principais conclusões do estudo. De acordo com o relatório,  as três principais forças de mercado que estão impulsionando as agendas de sustentabilidade das organizações de mineração, minerais e metalurgia são: necessidade de melhorar o valor da marca, redução de riscos relacionados a eventos adversos e assegurar conformidade com as regulamentações atuais e futuras.

Segundo o relatório, a melhoria da estratégia de sustentabilidade é o principal fator a impulsionar o futuro das organizações de mineração. De acordo com os resultados obtidos,  71% das organizações de mineração apoiam as metas de sustentabilidade com programas formais estabelecidos, endossados e patrocinados pela direção da empresa e 87% têm processos de negócios padronizados e transparentes em todos os grupos funcionais.

Apesar de 56,5% das organizações terem implementado métricas operacionais vinculadas a metas de sustentabilidade, apenas 37,1% utilizam scorecards de sustentabilidade, impactando a sua capacidade de criar valor e sucesso a partir dessas iniciativas. Ainda assim, 27,4% das organizações de mineração e metais veem a melhoria do valor da marca como um dos principais impulsionadores da sustentabilidade, em comparação com a média geral da indústria, de 18%.

Ainda segundo a pesquisa, as empresas de mineração, minerais e metais estão no caminho para entregar resultados impactantes fora dos acordos tradicionais de compra de energia (PPAs), mas ainda há um longo caminho a percorrer. Outra conclusão é que as operações integradas digitais podem abordar áreas-chave da agenda de sustentabilidade em todo o setor, combinando inteligência de poder e processo e controles.

O evento contou com apresentações dos palestrantes: Benjamin Kirwood, pesquisador sênior da IDC Technology Spotlight; Martin Provencher, Industry Principal, Mining, Metals and Materials, Aveva; David Willick, Vice President & Regional Leader Mining Metals and Minerals, Schneider Electric; Paramita Das, General Manager Global Marketing and Development, Rio Tinto; e Gilberto da Cunha Vieira, Electrical and Automation Engineer Leader, Vale.

Acordo 

A Aveva e a Schneider Electric anunciaram que estão oferecendo tecnologias combinadas para apoiar as iniciativas de sustentabilidade das empresas do setor de mineração em quatro pilares principais: eficiência energética, melhoria da produtividade, adoção de tecnologias de baixa emissão de gases de efeito estufa, e o desenvolvimento de novos processos verdes.

“A tecnologia tem um papel crítico a desempenhar no apoio às empresas de mineração”, afirma Ben Kirkwood, gerente sênior de pesquisa da IDC Energy Insights. Segundo ele, os esforços para atingir as metas de sustentabilidade e obter visibilidade e controle maiores sobre as operações permitirão uma visão e ações corporativas relacionadas ao consumo energético, ao uso da água e ao gerenciamento do ambiente operacional. “A análise global da IDC, do crescimento da receita e da lucratividade das empresas industriais, mostra que aqueles com uma estratégia baseada em sustentabilidade comprometida e contínua, combinada a uma agenda de transformação digital de longo prazo, superam consideravelmente seus concorrentes”.

Digitalização é a base da sustentabilidade no setor 

O relatório da IDC Technology Spotlight também reforça o fato de que, à medida que a indústria continua a sofrer os efeitos de sua posição de estagnação percebida em relação à sustentabilidade, as plataformas com análises adicionadas estão levando a melhorias da eficiência operacional, ao mesmo tempo em que aumentam a visibilidade das mudanças que estão sendo realizadas.

“As operações integradas digitalmente podem abordar as principais áreas da agenda de sustentabilidade de uma organização, ao combinar eficiência energética a processos e controles inteligentes”, afirma David Willick, vice-presidente do Segmento de Mineração, Minerais e Metais da Schneider Electric para a América do Norte. A digitalização, acrescenta, é uma evolução crítica para a indústria de recursos minerais. 

Para Martin Provencher, diretor do Setor de Mineração, Metais e Materiais da Aveva, embora os benefícios da transformação digital sejam claros, a indústria de mineração tem sido limitada pela infraestrutura, inadequações de dados e programas de otimização isolados. “Ataques cibernéticos cada vez mais virulentos e uma demanda crescente por minerais descarbonizados enfatizam, ainda mais, a importância de se ter alta disponibilidade de dados e adotar uma abordagem segura em nuvem para visualizar e contextualizar os processos corporativos em operações globais”, afirma Provencher. Segundo ele, a combinação das soluções de gerenciamento de energia, sistemas e serviços de automação da Schneider Electric, e as soluções de Transformação Digital de Mineração da Aveva está permitindo aos clientes transformarem operações de mineração convencionais em empreendimentos inteligentes, resilientes e sustentáveis.