Cedric Minería moderniza operação de Buin com planta de lavagem de areia e reciclagem de água da CDE

Por Conexão Mineral 23/07/2021 - 12:27 hs
Foto: CDE
Cedric Minería moderniza operação de Buin com planta de lavagem de areia e reciclagem de água da CDE
EvoWash da CDE permitirá que a Cedric Minería produza areias superiores com menor teor de umidade

A empresa de mineração e agregados chilena Cedric Minería anunciou uma grande reforma em seus negócios de agregados após um investimento significativo em tecnologia avançada com uma planta de lavagem de areia e reciclagem de água da CDE.

A empresa familiar, que se expandiu para a produção de agregados em 2003, revelou planos para uma nova solução de planta de lavagem de areia e reciclagem de água de última geração em sua operação de Buin.

Fundada em 1981, a Cedric Minería especializou-se na produção de carbonato de cálcio e produtos de enxofre antes de diversificar seus interesses e lançar sua operação de sílica, Mina Nancy, perto da cidade de Calama na região de Antofagasta.

Ela logo garantiu a posição como fornecedora estratégica de sílica para a empresa estatal de mineração de cobre Codelco, a maior produtora de cobre do mundo, para sua unidade de fundição de cobre localizada em Chuquicamata no norte do Chile.

Seguindo o sucesso de seu negócio de sílica, a Cedric Minería logo depois expandiu com uma planta de processamento de agregados em Buin, que abastece o mercado local com uma gama de produtos de areia e cascalho para concreto pré-moldado, asfalto, leito de tubos e muito mais. Entre seus clientes estão a Prefabricados de Hormigón GRAU S.A., empresa líder no setor de concreto pré-moldado na indústria de construção chilena.

Neste inverno, a CDE fará o comissionamento da planta de lavagem e classificação de areia EvoWashTM e um sistema de espessamento AquaCycleTM no unidade Cedric em Buin, substituindo os sistemas de lavagem.

Utilizando a tecnologia de ciclone da CDE, a nova planta permitirá que a Cedric Minería produza dois tipos de areias finas de alta qualidade dentro das especificações: 0-5 mm e 0-8 mm.

Um sistema compacto e modular de classificação de areia, EvoWash da CDE peneira e separa as frações de areia por meio de uma peneira desaguadora de alta frequência, reservatório e hidrociclones que fornecem controle incomparável de pontos de corte e elimina a perda de areia fina de qualidade com valor comercial.

Uma alternativa para a captação de água e o caro processo de bombear água para a planta, o AquaCycle da CDE, uma solução de gerenciamento de água altamente eficiente, reduz significativamente o consumo de água, garantindo que até 90% da água do processo seja reciclada para reutilização imediata. Isso ajuda a acelerar o retorno sobre o investimento maximizando a eficiência da produção, minimizando a perda de finos valiosos e reduzindo os custos de água e energia. Uma planta única, compacta e fácil de usar, pode ser aplicada a altas e baixas tonelagens em muitos setores do mercado.

“Estamos dando um grande salto tecnológico com esta nova planta. A Cedric Minería se ramificou no negócio de agregados há quase duas décadas e, ao longo desse tempo, operamos um sistema tradicional. A unidade existente tem nos servido bem, mas precisamos de uma solução moderna que esteja pronta para o futuro. Nosso mais recente investimento em tecnologia de processamento de materiais por via úmida da CDE representa o início de um novo capítulo para nossa empresa”, afirma Cedric  Fernández, proprietário da Cedric Minería.

No ano passado, o Governo do Chile revelou um plano abrangente de recuperação econômica - Passo a Passo, o Chile se Recupera - para apoiar o país a voltar a funcionar por meio de uma série de iniciativas, incluindo uma carteira de 2130 projetos de investimento em obras públicas a serem entregues entre 2020 e 2022.

Em janeiro, ele anunciou a quinta e maior licitação do plano, após a publicação de 501 editais de novos projetos em todo o país, representando um investimento de 900 bilhões de pesos e criando até 33.000 novos empregos na indústria da construção.

Fernández diz que a pandemia da Covid-19 teve um impacto significativo na indústria da construção, mas prevê uma forte demanda futura por areia e agregados para apoiar os investimentos em obras públicas do país.

“Este é o momento certo para investir em nosso negócio de agregados, já que as projeções do mercado apontam para aumentos acentuados no consumo de agregado para apoiar a entrega do plano de recuperação Passo a Passo. A solução comprovada da CDE nos permitirá desempenhar nosso papel no apoio ao esforço nacional”, diz Fernández.

“Reconhecendo as limitações da configuração existente, a equipe da Cedric Minería está iniciando um ambicioso projeto de transformação para substituir uma unidade de processamento tradicional por uma solução tecnológica muito mais avançada e eficiente”, explica Gustavo Brasil, Executivo de Desenvolvimento de Negócios da CDE.

Ele explica que a solução da CDE projetada para a Cedric Minería revolucionará seu processo atual. “Estamos muito satisfeitos por fazer parceria com a Cedric e sua equipe nesta jornada emocionante. A solução EvoWash da CDE permitirá que a Cedric Minería produza areias superiores com menor teor de umidade, enquanto o sistema de gerenciamento de água, AquaCycle, proporcionará ganhos de eficiência massivos ao reciclar a água do processo e reduzir os custos operacionais.”