Inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz da Nexa

Os jovens selecionados no programa, que tem parceria do Senai-MT, vão receber bolsa auxílio compatível com o mercado para experiência de 12 meses no Projeto Aripuanã

Por Conexão Mineral 10/09/2021 - 14:56 hs
Foto: Jaguar Mining
Inscrições abertas para o Programa Jovem Aprendiz da Nexa
As inscrições seguem até o dia 20 de setembro

A Nexa abriu, nesta segunda-feira (6), as inscrições para preenchimento de 36 vagas do Programa Jovem Aprendiz 2021. A oportunidade, no Projeto Aripuanã, é para jovens estudantes que concluíram o Ensino Fundamental II (9º ANO) ou estão matriculados na EJA - Educação de Jovens e Adultos (Nível Médio). Os selecionados serão contratados pela empresa por 12 meses, período em que terão acesso a conteúdo teóricos e práticos de capacitação para atuar nas seguintes áreas: Eletricista Industrial e Mecânico de Manutenção Industrial. A ação conta com apoio técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial em Mato Grosso (Senai-MT).

Durante a formação, os participantes recebem acompanhamento dos orientadores técnicos e, ao final do período do programa, recebem um certificado de conclusão emitido pelo Senai-MT. Os interessados em se candidatar devem possuir data de nascimento entre 20/10/1998 a 20/08/2000, o que corresponde a 21 a 24 anos de idade. Será oferecido ao participante do programa, durante o período de realização do curso, além da remuneração, benefícios de plano de saúde, seguro de vida, vale transporte e vale alimentação para os aprendizes.

De acordo com a gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional do Projeto Aripuanã, Jorgiane Domingues, o programa foi estruturado pensando no desenvolvimento técnico, pessoal e profissional do jovem. Inclui também um trabalho de mentorias, realizado por colaboradores da empresa. “Além das aulas práticas e teóricas o participante será estimulado a desenvolver novas habilidades e competências. O jovem poderá se desenvolver, contando com a ajuda de uma equipe preparada para oferecer uma experiência repleta de aprendizados e crescimento profissional”, explica a gestora.

Para o gerente da unidade do Senai em Aripuanã, Odair Dias, a aprendizagem industrial é uma excelente oportunidade para quem está iniciando sua carreira. Segundo ele, é um ambiente em que o jovem aprenderá conceitos e práticas profissionais atualizadas, com o que o mercado exige, colocando em prática na empresa. “O profissional terá capacidade de desenvolver e aperfeiçoar competências técnicas e socioemocionais essenciais no cenário atual. Essa iniciativa do Senai, em parceria com a Nexa, contribui para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, de forma estruturada, desenvolvendo carreiras e elevando a qualificação da mão-de-obra regional”.

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 20 de setembro e são feitas exclusivamente online pela plataforma digital Gupy, gerenciada pela Nexa, no endereço eletrônico https://vempranexa.gupy.io. Os cursos oferecidos possuem carga horária de 1.600 horas, com jornada de 4 horas de aula prática e 4 horas de estudo de modo presencial. As aulas estão previstas para iniciar no dia 3 de novembro de 2021, no Centro de Formação Profissional do Senai-MT, em Aripuanã.


Processo Seletivo – A seleção para o Programa Jovem Aprendiz, da Nexa, será destinada ao preenchimento de 36 vagas de aprendizagem nos seguintes cursos: Eletricista Industrial (18 vagas) e Mecânico de Manutenção Industrial (18 vagas). Ao todo, o processo será dividido em fases eliminatórias, que incluem etapas de inscrições, avaliações feitas pelos gestores e corpo técnico, e divulgação de resultados.

 

Sobre a Nexa: A Nexa Resources é uma das maiores mineradoras de zinco do mundo, além de produzir cobre e chumbo. Atua há mais de 60 anos nos segmentos de mineração e metalurgia, com operações localizadas no Brasil e no Peru e escritórios em Luxemburgo e Estados Unidos, fornecendo seus produtos para todos os continentes do mundo. Seus colaboradores atuam, todos os dias, focados na construção da mineração do futuro, para ser cada vez mais sustentável, inovadora e com as melhores práticas de segurança e respeito às pessoas e ao meio ambiente. Desde 2017, suas ações são negociadas nas Bolsas de Valores de Nova York e Toronto, sendo seu acionista majoritário a Votorantim S.A. Para mais informações, acesse: http://www.nexaresources.com.