Ensino das geociências no Brasil será tema de painel na Exposibram 2021

Por Conexão Mineral 22/09/2021 - 12:13 hs
Foto: CPRM
Ensino das geociências no Brasil será tema de painel na Exposibram 2021
Programa SGBeduca, criado pela CPRM, disponibiliza materiais sobre geociências

O termo geociências consiste em um conceito abrangente aplicado às ciências relacionadas ao estudo do planeta Terra. Muitas vezes utilizada para entender eventos da natureza como erupções de vulcões, grandes deslizamentos de terra, cheias, inundações, terremotos ou tsunamis, as geociências são de suma importância para profissionais de diversos setores como os da mineração, indústria de petróleo, geoquímica e gestão ambiental. 

Entretanto, a importância do estudo das geociências vai muito além do interesse profissional. A busca pela disseminação do conhecimento para crianças e jovens no período escolar tem o objetivo de  formar cidadãos conscientes, capazes de compreender o real valor dos bens minerais no desenvolvimento econômico e social no planeta. 

"O ensino das geociências no Brasil ainda é pequeno perto da grandeza de tudo aquilo que é possível aprender com ele. Toda e qualquer iniciativa, pública ou privada, deve ser valorizada no sentido de que, mesmo poucas e pontuais, fazem muita diferença no desenvolvimento educacional das crianças e jovens deste nosso país repleto de geodiversidade", afirma o  geólogo da ArcelorMittal, Marcel Mota Reikdal. 

Diversas iniciativas são desenvolvidas no intuito de inserir a geociências no ensino fundamental e médio brasileiro. "Felizmente há várias iniciativas importantes de divulgação em geociências, pois é fundamental destacar o protagonismo dos bens minerais em nosso cotidiano, fato ignorado pela maioria da população. A pandemia propiciou uma valorização das iniciativas virtuais e hoje estas iniciativas estão se reunindo em uma rede nacional, para que os trabalhos possam ser colaborativos e se possa atingir o grande público", afirma a Pesquisadora em Geociências do Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM,  Andrea Sander. 

Este tema será debatido no painel "Educação e Mineração -  Apresentação de iniciativas para o ensino de geociências e mineração no nível fundamental e médio, projetos em curso, acervos", no dia 6 de outubro, das 17h às 18h30, durante a Expo & Congresso Brasileiro de Mineração - Exposibram 2021. Além da Andrea Sander e do Marcel Mota Reikdal, o painel contará com a participação da Marcela Tainã, gerente do Instituto Minere, da Barbara Carolline Ferreira, analista de controle e produção da ArcelorMittal e moderação do Bruno Castilho, coordenador de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau. 

Uma das iniciativas que será apresentada durante o evento será o Programa SGBeduca. Criado pela CPRM, ele disponibiliza materiais sobre geociências para crianças com atividades para a pré-escola até o 5º ano, jovens do 6º ano ao ensino médio, professores e ao público em geral. 

"Quando o SGBeduca foi criado, imaginávamos que a aceitação seria boa, mas a procura nos surpreendeu, a cada mês praticamente dobramos o número de acessos ao site; hoje estamos próximos a 5.000 acessos, e cada vez mais os professores entram em contato em busca de material", ressalta Andrea Sander. 

"O programa SGBEduca acredito ser o representante de maior relevância de uma instituição pública no Brasil no momento, pois abrange ações em diversos meios disponíveis como digital, mídias sociais, canais de streaming de vídeos, acervo digital de livros gratuitos etc. e locais, com as ações de palestras e interação com minerais, rochas e réplicas de fósseis", relata Reikdal. 

"O SGB Educa da CPRM é um projeto fantástico, não só no ensino de geociências para as crianças, como para adultos de forma diferentes. Eu fiz um trabalho de divulgação com a Professora Andrea. Disso nasceram frutos lindos como é o projeto da ArcelorMittal. Então é uma coisa que vi gerar resultados e outros frutos”, ressalta a gerente do Instituto Minere.  

Uma live de divulgação SGBEduca, com participação da Andrea Sander e  da Marcela Tainã, do Instituto Minere, inspirou a criação do projeto Mineração para o Futuro, desenvolvido pela ArcelorMittal. O objetivo é a disseminação de conhecimento das geociências, como realizar um marketing positivo da mineração a partir do compartilhamento de informações sobre o setor mineral. 

"Tenho muito orgulho de dizer que a ArcelorMittal possui um projeto de cunho social, de base estruturada e feito por pessoas que possuem brilho nos olhos. O projeto Mineração do Futuro chega até as salas de aula das escolas públicas dos municípios de Mateus Leme e Itatiaiuçu, em Minas Gerais, graças ao trabalho realizado a várias mãos e por quem acredita no poder da transformação pela educação. Este projeto existe pela e para a sociedade; nosso objetivo é levar, em primeiro instante, a mineração para a vida de nossas crianças. Pois não temos dúvidas que elas são o nosso futuro", declara a analista da empresa Barbara Carolline Ferreira. 

O SGB/CPRM também desenvolveu outras iniciativas de popularização das geociências abertas ao público e gratuitas. O Café Geológico é um ciclo de palestras e discussões sobre temas de caráter científico com ênfase nas geociências, que busca um público diverso, porém técnico. Já o canal do youtube Visualigeo, transporta os conceitos geocientíficos para animações, atingindo o público em geral, mas também gestores, políticos e tomadores de decisão. 

O Museu de Ciência da Terra (MCTer) é voltado ao público em geral e que reúne mais de 10 mil amostras de minerais brasileiros e estrangeiros e de meteoritos, além de 12 mil rochas e 35 mil fósseis catalogados, e  em torno de 100 mil volumes de publicações relacionadas à área de geociências.

Lançamento Unibram

Durante o painel, teremos também o lançamento do projeto Unibram, a Universidade Corporativa da Mineração do Brasil, uma plataforma que reúne conteúdos formativos e informativos desenvolvidos pelo Ibram e por instituições parceiras, com o foco no desenvolvimento e  capacitação do setor mineral. 

O objetivo é prover conteúdo relevante, de qualidade e estruturado para o desenvolvimento educacional no setor mineral. Serão oferecidos cursos profissionalizantes, workshops, palestras, pós-graduação e muito mais. 

Expo & Congresso Brasileiro de Mineração - Exposibram 2021 

Mais tradicional e relevante evento do setor mineral brasileiro, a Exposibram 2021 vai reunir as mais importantes lideranças do segmento da mineração que compartilharão, no ambiente virtual, seus projetos, casos de sucesso, novidades, novos negócios e perspectivas para as próximas décadas em relação ao setor. A programação do Congresso Brasileiro de Mineração conta com palestras e debates por especialistas internacionais em mineração e em setores afins sobre o contexto político e socioeconômico global e os desafios do setor mineral.

A tradicional feira internacional, que marca a Exposibram todos os anos, também será realizada no formato online com ferramentas que facilitarão a exposição de produtos e projetos, com espaço para o fechamento de bons negócios.

Patrocinadores

Até o momento, a Exposibram 2021 conta com o patrocínio da Vale (Diamante), Ubertec (Platina), Anglo American (Ouro), Kinross Paracatu (Ouro) Nexa Resources (Ouro), Mineração Usiminas (Prata), Mosaic Fertilizantes (Prata), AngloGold Ashanti (Bronze), Appian Capital Brazil (Bronze), ArcelorMittal (Bronze), Bamin (Bronze) e Samarco (Bronze).