Novas contratações na Aura reforçam o crescimento da empresa e o compromisso com ESG

A empresa anuncia novo Gerente Geral para o Projeto Almas e cria Coordenadoria de Diversidade

Por Conexão Mineral 22/09/2021 - 14:31 hs
Foto: Aura Minerals
Novas contratações na Aura reforçam o crescimento da empresa e o compromisso com ESG
João Calmon, Gerente Geral do Projeto Almas

A Aura Minerals, primeira mineradora de ouro e cobre, com gestão brasileira, listada na B3 e na bolsa de Toronto, conta com novos profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação e que prometem agregar expertise e motivação ao negócio. João Calmon chega ao time Aura como Gerente Geral do Projeto Almas, reportando para Glauber Luvizotto, Chief Operating Oficer (COO) da empresa. Tem 15 anos de experiência atuando em projetos de mineração, em áreas de planejamento e operação em minas subterrâneas e a céu aberto. Trabalhou em empresas como Votorantim, Glencore e Anglogold Ashanti. João é formado em engenharia de Minas (UFMG) com pós-graduação em gerenciamento de risco pela Universidade de Queensland na Austrália.

Diego Gomes assume a posição de Gerente Administrativo financeiro de Almas, reportando a João Calmon. Suas áreas englobam RH, Facilities, Suprimentos, Financeiro e TI. Com 19 anos de mercado, Diego trabalhou na Andrade Gutierrez, Grupo Fiat e Vale, nos estados do PR, MG, SP, BA e MT. É formado em Ciências Contábeis.

Cristele Melo assume a gerência de TI, reportando-se ao Diretor de Excelência Operacional & Inovação, Richard Massari. Com mais de 24 anos de carreira, ela já atuou nos segmentos industrial, de distribuição, tecnologia e finanças. É graduada em Ciências de Computação, pós-graduada em gestão de projetos e MBA em Tecnologia da Informação. Cristele faz o papel de business partner entre as áreas de TI e de negócio, sendo que seu escopo de atuação engloba gestão de sistemas, infraestrutura, processos e projetos.

Daniel Medeiros chega como Coordenador de Recrutamento e Diversidade com reporte a Paula Gerber, Gerente de Talento e Cultura, trazendo na bagagem 10 anos de experiências nas áreas de recrutamento e seleção, desenvolvimento organizacional, relacionamento com universidades e diversidade e inclusão. É formado em Psicologia e possui mestrado em engenharia de produção. Trabalhou em consultoria, educação, energia, indústria e serviços.

Primeiro lugar no ranking de desempenho da Bolsa de Toronto

A Aura Minerals ficou em primeiro lugar no Ranking TSX30, principal programa anual da Bolsa de Valores de Toronto (TSX), que traz as 30 ações que tiveram o melhor desempenho nos últimos três anos. A Aura liderou o ranking com uma valorização de suas ações em 1125% no período. A classificação leva em consideração a performance do preço das ações ajustado pelos dividendos.

"Estamos honrados e entusiasmados com a conquista. É sensacional ver o resultado do time Aura reconhecido e em destaque no mercado canadense. Agradecemos a confiança dos nossos acionistas e redobramos nosso compromisso de trabalhar para seguir no topo por muito mais tempo sempre dentro do conceito Aura 360”, comenta o CEO da Aura, Rodrigo Barbosa.

“O ranking tem como objetivo dar destaque ao sucesso sustentado das principais empresas listadas na Bolsa de Toronto ao mesmo tempo que apresenta a robustez e diversidade do ecossistema do mercado de capitais do Canadá”, afirma Guillaume Legare, Head da Toronto Stock Exchange & TSX Venture Exchange na América Latina. “As empresas do ranking apresentaram crescimento surpreendente e desempenharam um papel importante na criação de empregos e no incentivo a atividade econômica. Estamos felizes por este ano o Brasil estar tão bem representado pela Aura que apresentou resultados tão consistentes”, destaca o executivo.

Das 30 empresas do Ranking TSX30 2021, 14 são da indústria de mineração e cinco são do setor de tecnologia.  As empresas do ranking criaram US$ 248 bilhões de crescimento de capitalização de mercado nos últimos três anos e retornos médios ajustados aos acionistas de mais de 300%. 60% das empresas na lista deste ano não estão no Índice Composto S&P/TSX*, demonstrando a diversidade de oportunidades de investimento no principal mercado de ações do Canadá.