Presença de mineradora mudou Canaã dos Carajás
PIB per capita do município paraense aumentou 26 vezes
Nos últimos 12 anos, a presença da Vale tem dado importante contribuição para o município de Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, seja com a geração de impostos ou com investimentos sociais que melhorem a prestação do serviço público no município. Além do Complexo S11D Eliezer Batista, inaugurado recentemente, a empresa mantém na região desde 2004 a mina de cobre do Sossego. Entre janeiro de 2004 e novembro de 2016, foram destinados pela Vale ao município mais de R$ 1 bilhão, somando investimentos sociais e os pagamentos de ISS (Imposto Sobre Serviço) e CFEM (Contribuição Financeira pela Exploração de Recursos Minerais).
Atualmente, Canaã ocupa um lugar de destaque em termos de desenvolvimento humano no Estado. O Produto Interno Bruto (PIB) per capita passou a ser 26 vezes maior do que em 2000, quando a cidade ainda não tinha implantada a mina do Sossego. Outro indicador que evoluiu foi o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). A cidade, em 2000, era classificada como de baixo desenvolvimento humano. Em 2010, passou a ser considerada como município de médio desenvolvimento. Canaã lidera ainda no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) no Pará, que é referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro desde 2005. Pelo IFDM, o município figura na frente de Belém e de outras seis capitais brasileiras no levantamento - Aracaju, Porto Velho, Salvador, Maceió, Manaus e Macapá.
Considerando apenas os investimentos atuais em virtude da implantação do Projeto S11D, são mais de 30 ações concluídas ou ainda em curso, em parceria com a prefeitura de Canaã dos Carajás e outras instituições da sociedade civil.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral em março de 2025