Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comunidade de Aurizona é apresentada às lideranças locais 

Novo sistema será doado à Prefeitura Municipal de Godofredo Viana para melhorar as condições da antiga instalação e tornar Aurizona uma das poucas comunidades do Maranhão com uma estrutura de tratamento de água moderna e em condições de suprir a necessidade de consumo humano de seus habitantes 

Por Conexão Mineral 30/11/2021 - 18:45 hs
Foto: Mineração Aurizona
Nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da Comunidade de Aurizona é apresentada às lideranças locais 
A nova ETA possui reservatório com capacidade de 100 mil litros

A Mineração Aurizona S.A. (MASA) e a Venture Engenharia Projetos e Construção apresentaram para comunidade de Vila Aurizona durante reunião realizada na última terça-feira (23/11), a nova Estação de Tratamento de Água (ETA) que vai abastecer a Vila Aurizona, distrito de Godofredo Viana (MA). A encontro teve como objetivo detalhar a nova estrutura da ETA, explicar o funcionamento do processo de tratamento até o abastecimento da água potável nas torneiras da comunidade. Estiveram presentes os integrantes da Comissão de Acompanhamento de Obra, sugerida pela MASA, para envolvimento futuro na gestão do sistema, que é um patrimônio público, com operação sob responsabilidade da Prefeitura Municipal de Godofredo Viana. 

Atualmente, a nova ETA está em processo de testes com operação total prevista para janeiro de 2022. Segundo o engenheiro responsável, Levy Rodrigues, a nova ETA suporta um crescimento de até 30 anos da vila. "Serão cerca de 60 mil litros de água tratada por hora", disse Levy. 

Para as lideranças da comunidade presentes na reunião, este é um momento de grande importância, uma vez que a empresa juntamente a prefeitura de Godofredo Viana têm investido para levar água de qualidade a população. "A nova ETA vem para solucionar um problema muito grande e antigo aqui na vila, que é essa questão do abastecimento de água, disse Leandro Severo, vereador de Godofredo Viana e representante da comunidade. 

Nova ETA 

O novo sistema de tratamento de água de Aurizona, além de moderno, dispõe de diversas etapas em seu processo que antes não existiam, o que causava perda de qualidade da água, especialmente nos períodos chuvosos, em que a fonte de captação tem aumento natural de sua turbidez. 

A nova ETA possui tanque de flodecantãção, para retirada de particulados sólidos e orgânicos, seguido de sistema de filtração com zeólitas para tratamento e remoção de metais como ferro (Fe) e maganês (Mn), presentes naturalmente na região, assim como eliminação possíveis bactérias por meio dos filtros que possuem carvão ativado. 

A nova ETA possui reservatório com capacidade de 100mil litros. Atualmente, em 24 horas, toda a população de Aurizona consome em média 840mil litros de água. Por meio do novo sistema, infraestrutura e localização, a nova ETA deverá melhorar ainda mais a qualidade da água, pressão e distribuição à população da comunidade de Aurizona. 

Expansão da rede de distribuição 

A próxima etapa será a melhoria e expansão da rede de distribuição de Aurizona. Esta atividade é de responsabilidade da Prefeitura de Godofredo Viana, com previsão de conclusão até o fim de 2021. Após este trabalho realizado, a expectativa é que em 2022 toda população de Aurizona esteja conectada ao sistema com água potável em suas torneiras, visto que a expansão da vila não foi acompanhada de planejamento para o fornecimento de água. 

Meio Ambiente 

Na ocasião, o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Claudemir Fonseca, explicou as diversas ações ambientais realizadas na recuperação da Lagoa Juiz de Fora, local de captação de água. 

Segundo o gerente, foi possível concluir que o reservatório Lagoa Juiz de Fora possui condições ambientais satisfatórias com um índice de qualidade ambiental (IQA) superior a 75% (considerado bom) variando até mais de 82% (ótimo) segundo referência aos padrões da CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e do índice da National Sanitation Foundation, dos Estados Unidos. 

Sendo assim, a Lagoa Juiz de Fora está em plenas condições para que seja utilizada para a captação de água e abastecimento da população. 

Grupo Equinox Gold

A Mineração Aurizona S/A (MASA), do Grupo Equinox Gold, está localizada no extremo noroeste do estado do Maranhão, no município de Godofredo Viana, e é a primeira mineração industrial de ouro do estado. Em produção comercial desde 2019, a MASA retomou atividades após quatro anos em cuidados e manutenção, sendo a sua arrecadação de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) em 2020, responsável por mais de 80% do total recolhido no Maranhão, totalizando cerca de 10.1 milhões de reais. A MASA investe ainda em diversos projetos sociais apoiando também as atividades de infraestrutura local, como manutenção de estradas e a recente construção da nova escola da comunidade de Aurizona.