Serviço Geológico do Brasil divulga estudo sobre potencial para agrominerais no RS

Os insumos disponíveis para tratamento de solo por rochagem foram investigados no Grupo Serra Geral, dentro do Programa de Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil

Por Conexão Mineral 02/12/2021 - 22:01 hs
Foto: CPRM
Serviço Geológico do Brasil divulga estudo sobre potencial para agrominerais no RS
O projeto caracteriza basaltos e dacitos enquanto seu potencial para uso agrícola

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) finalizou um novo produto do Programa de Avaliação dos Recursos Minerais do Brasil. O estudo identifica rochas potenciais para uso como remineralizadores e condicionadores de solo. Os resultados foram apresentados em live no canal da instituição no YouTube e levantou o debate sobre o projeto “Agrominerais do Grupo Serra Geral da Bacia do Paraná no Rio Grande do Sul”, realizado pela pesquisadora em geociências Magda Bergmann.

A pesquisa busca insumos minerais para uma nova rota tecnológica na agricultura que auxilie na produção de alimentos mais saudáveis e promova a sustentabilidade das práticas agrícolas e da mineração.

A pesquisa traz ainda informações para subsidiar a certificação de insumos agrícolas complementares aos fertilizantes químicos, corretivos e melhoradores de solos convencionais. O Brasil é o país pioneiro na prática de rochagem e na legislação para certificação de produtos do tipo: pós de rochas para uso na agricultura. O estudo aponta alternativas em um cenário de crise oferta de fertilizantes e econômica.

O projeto caracteriza basaltos e dacitos, que são rochas de origem vulcânica, do Grupo Serra Geral, enquanto seu potencial para uso agrícola. Conforme a pesquisadora Magda Bergmann, os basaltos são fontes dos nutrientes Ca e Mg, além de micronutrientes e elementos benéficos para as plantas como Mn, Fe, Cu e Si. Já os dacitos podem disponibilizar K e Ca, além de Si. 

O estudo identificou também basaltos amigdalóides (com cavidades) mineralizadas a zeólitas e brechas com cimento calcítico. Essas características peculiares tornam o basalto propício para o condicionamento de solos. “A grande continuidade lateral dos derrames vulcânicos, assim como sua espessura, apontam para jazidas de insumos disponíveis em todos os setores estudados, com destaque do potencial de basaltos amigdalóides a zeólitas nos blocos litoral e central”, destacou a geóloga.

O trabalho reúne um banco de banco de dados litoquímicos que totaliza 246 amostras distribuídas ao longo das diversas regiões geográficas da metade Norte do estado, designadas como blocos Litoral, região Central, Fronteira Oeste e região Norte, e está disponível para consulta no Rigeo. (https://rigeo.cprm.gov.br/handle/doc/22373).

Os métodos de espectroscopia de reflectância e difratometria de raios X foram empregados para a caracterização de minerais do grupo das zeólitas. A pesquisa traz ainda informações para subsidiar a certificação de insumos agrícolas alternativos ou complementares aos fertilizantes químicos, corretivos e melhoradores de solos convencionais, além de considerar critérios que a legislação de fertilizantes estabelece para esta categoria de insumos; ou para destinação a fertilizantes simples fontes de cálcio, magnésio ou potássio, e do elemento benéfico silício.

O Brasil é o país pioneiro na prática de rochagem e na legislação para certificação de produtos do tipo: pós de rochas para uso na agricultura. Diversas instituições e o governo federal vem cada vez mais investindo em pesquisas de recursos minerais no setor, buscando insumos minerais para uma nova rota tecnológica na agricultura que auxilie na produção de alimentos mais saudáveis e promova a sustentabilidade das práticas agrícolas e da mineração. 

A live foi transmitida pelo canal do SGB-CPRM no youtube (https://youtu.be/1ktA2NF3R3Q) e contará com a participação dos engenheiros agrônomos Antonio Nilson Zamunér Filho, da UFG-Catalão, e Carlos Augusto Posser, da Embrapa Clima Temperado Pelotas, além do coordenador regional da Associação Gaúcha dos Produtores de Brita, Areia e Saibro (Agabritas), Ivam Luis Zanette.