Abordagem modular permitiu incorporação de usina piloto na planta final de mineradora de fosfato

Projeto foi realizado pela CDE na Centrex Metals, localizada na Austrália

Por Conexão Mineral 20/12/2021 - 19:23 hs
Foto: Centrex Metals
Abordagem modular permitiu incorporação de usina piloto na planta final de mineradora de fosfato
A solução da CDE também é empregada para reciclar 90% da água do processo

O site Ardmore é um dos poucos depósitos de rocha fosfática ainda não explorados no mundo. Desde a aquisição da mina, em 2017, a Centrex Metals teve como foco a produção de concentrado de rocha fosfática de alta qualidade para fornecer essa mercadoria vital às fábricas de fertilizantes na Austrália.

Após um detalhado estudo de viabilidade, a Centrex Metals pretendia produzir 800.000 toneladas úmidas por ano de concentrado de rocha fosfática. A primeira fase do projeto envolveu o comissionamento de uma planta piloto que funcionaria por um período de 5 meses. A planta piloto de 70 toneladas por hora tinha que ser capaz de operar 24 horas por dia, 7 dias por semana, para preparar uma amostra para processamento adicional, mas especificamente, também precisava ser incorporada na planta permanente final de 140 toneladas por hora.

Para atingir essa meta, a Centrex Metals precisava de um projeto de uma planta de processamento por via úmida confiável, resiliente e flexível.

A abordagem modular da CDE foi a solução encontrada pela mineradora. Os engenheiros da CDE  trabalharam em colaboração com a Centrex Metals para projetar uma planta que proporcionasse a funcionalidade da planta piloto, além da flexibilidade para permitir o seu reposicionamento simples e a baixo custo dentro da futura planta de 140 toneladas por hora.

O minério é extraído em tiras e depositado na tremonha CDE após a britagem. A partir deste ponto, ele é peneirado para eliminar partículas maiores e água é adicionada para a preparação de uma pasta.

Segue-se então um processo de duas etapas, que consiste em duas unidades de processamento por via úmida EvoWashTM com clusters de hidrociclone de 25cm sob medida, separados por um estágio de lavagem usando a tecnologia de célula de atrição ShearCleanTM da CDE. Os primeiros clusters de ciclone realizam um corte de 38 mícrones para eliminar os contaminantes. Após a atrição, o segundo estágio da EvoWashTM realiza um corte adicional de 38 mícrones e desumidifica até aproximadamente 10% de umidade antes de o material ser estocado por meio de um transportador de empilhamento radial.

Abordagem modular

Essa inovadora solução de 70 toneladas por hora foi projetada usando a oferta modular exclusiva da CDE para facilitar a transição simples e econômica para uma planta de 140 toneladas por hora em um estágio posterior. A abordagem modular da CDE também resolveu muitos dos desafios apresentados pela localização remota, e a tecnologia do espessador AquaCycleTM da CDE é empregada para reciclar 90% da água do processo.

Foto: CDE