Vale anuncia nova Vice-Presidente Executiva para o negócio de Metais Básicos

Por Conexão Mineral 29/12/2021 - 21:10 hs
Foto: Linkedin pessoal
Vale anuncia nova Vice-Presidente Executiva para o negócio de Metais Básicos
Deshnee Naidoo, Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos da Vale

A Vale anunciou Deshnee Naidoo como Vice-Presidente Executiva de Metais Básicos, substituindo Mark Travers, que liderou esta área da Vale nos últimos três anos. 

De acordo com a mineradora, desde que ingressou na Vale em janeiro de 2021 como CFO do negócio de Metais Básicos, Deshnee tem colaborado para entender os desafios e oportunidades para acelerar a transformação do negócio de Metais Básicos. Ela também trouxe maior disciplina financeira e gerenciamento de custos, ao mesmo tempo em que definiu as bases para o crescimento do negócio. 

Antes de ingressar na Vale, Deshnee foi CEO da Zinc International na Vedanta Resources de 2014 a 2020, onde era responsável P&L internacional de zinco e liderou sua transformação e crescimento durante este período para ser reconhecido como produtor global de zinco. Assumiu a posição de CEO da Metais Básicos na África durante sua gestão na Vedanta. Anteriormente, trabalhou na Anglo American de 1998 a 2014, onde ocupou vários cargos executivos, incluindo o de Chief of Staff, de 2009 a 2011. Deshnee também foi CFO da Anglo American do negócio de Carvão térmico de 2011 a 2014. 

Deshnee foi três vezes “South Africa Mining Rainmaker”, pelo destaque na atração de novos negócios, foi reconhecida entre as 100 mulheres globais mais inspiradoras da mineração em 2018 e atuou como membro do Conselho de Mineração da África do Sul. 

“Deshnee traz diversa experiência em mineração; sua atuação multifuncional e multicommodities abrangem níveis corporativos e operacionais, em muitas geografias, e garantirão a capacidade de transformar o negócio de Metais Básicos, aproveitando a oportunidade que a Vale tem de liderar a mineração sustentável”, disse Eduardo Bartolomeo. 

“Quero aproveitar esta oportunidade para agradecer a Mark por todas as suas contribuições ao longo de seus 20 anos com a organização. Mark preparou o negócio de Metais Básicos para o futuro ajudando a construir as bases para um negócio mais seguro e confiável. Ele também liderou o desinvestimento da Vale Nova Caledônia (VNC), a agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão, nossos compromissos ESG e garantiu nossos projetos de crescimento no Brasil, Canadá e Indonésia.” disse Eduardo Bartolomeo.