Medição precisa de volume para minérios
Uma nova solução foi criada para auxiliar a quantificação de minérios, sub-produtos e rejeitos nas indústrias de siderurgia e mineração. Trata-se de um sistema para medir o volume de materiais a granel movimentados em esteiras transportadoras.
Um scanner a laser é aplicado sobre o transportador e mede em tempo real o volume de material transportado indicando:
• O volume instantâneo em m³/h,
• O volume acumulado no período em m³,
• Excesso de carga,
• Carga abaixo do mínimo programado,
• A velocidade do transportador,
• A distribuição da carga sobre a esteira,
• Seu centro de gravidade,
• Desvios da esteira sobre os roletes.
Com essas informações o sistema de gerenciamento pode administrar com eficiência os equipamentos de carga e descarga do transportador, além de saber a todo momento os volumes transportados.
Com a inserção do valor de densidade calcula-se a vazão mássica instantânea em t/h e o acumulado em toneladas.
Sua aplicação é muito simples pois não exige modificações mecânicas no transportador e, diferentemente das balanças integradoras, não exige roletes balanceados, é imune ao acúmulo de pó ou detritos sobre a estrutura e não exige calibrações frequentes.
O sistema pode ser aplicado a qualquer tipo de esteira transportadora independente de largura ou velocidade. Pode ser aplicado em esteiras a céu aberto ou em ambientes fechados. Por não ter contato direto com o transportador oferece grande robustez e durabilidade.
A comunicação dos dados ao sistema de gerenciamento pode ser feita de várias maneiras: comunicação RS485, Ethernet, ModBus RTU/TCP, MQTT ou sinais analógicos. Com o uso de gateways comunica-se com redes industriais diversas, Profi Bus, ProfiNet, etc.
Esta solução é aplicada há mais de 15 anos em diversos setores da indústria: biomassa, pellets, cavacos, celulose, mineração, caldeiras para produção de vapor, indústria de grãos entre outras.
Venha conhecer ela acessando o link: https://www.marrari.com.br/produto/mr600-medidor-de-volume-em-linha/
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Novembro 2024