Projetos educacionais formam a base do Programa Integrar, iniciativa da Kinross em Paracatu

Por Conexão Mineral 29/04/2022 - 19:27 hs
Foto: Click Filmes
Projetos educacionais formam a base do Programa Integrar, iniciativa da Kinross em Paracatu
Exemplo de material didático distribuído para escolas públicas pelo projeto Integrar Educação

Há 20 anos, no dia 28 de abril, encerrava-se o Fórum Mundial da Educação, realizado em Dakar, Senegal (África). Na ocasião, 164 países firmaram metas, estabelecidas até 2030, para levar educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo. Desde então, a data é uma oportunidade para se refletir sobre a educação.

Para a Kinross, mineradora localizada na cidade de Paracatu (MG), a educação é o eixo principal do Programa Integrar, plataforma de investimento social da empresa. É ele que sustenta todos os demais eixos: Cultura, Educação Ambiental e Geração de Trabalho e Renda. O programa completou dez anos em 2021, com investimentos de aproximadamente R$ 30 milhões, direcionados a 100 projetos, que alcançaram cerca 60 mil pessoas ao longo deste período.

Segundo a diretora de Relações Governamentais e Responsabilidade Social, Ana Cunha, “Desde o início do programa, em 2011, buscamos contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público de Paracatu”. Ela completa que os projetos desenvolvidos visam ao fortalecimento de alunos e familiares, professores e gestores escolares. “Várias das iniciativas incluem a capacitação dos docentes em novas metodologias e práticas de gestão escolar”, destaca Ana.

Adaptação

Em 2020, o Integrar foi reformatado, para se adaptar ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus e contribuir para reduzir os seus impactos na educação, na cultura, na economia e no meio ambiente do município. Com isso em mente, foi lançada a Plataforma Contra a Covid-19, organizada em torno de frentes de escuta, acompanhamento, articulação e apoio a iniciativas de diversos setores de Paracatu. Além disso, a iniciativa promoveu inúmeras campanhas de saúde preventiva; de acesso e manutenção de direitos; de apoio a projetos culturais e de educação a distância; e de geração de trabalho e renda.

A plataforma online tinha por finalidade a potencialização, visibilidade, articulação e criação de oportunidades entre as iniciativas da própria comunidade de Paracatu, além de um espaço com informações confiáveis relacionadas às diversas áreas -- inclusive sobre a própria pandemia e a Covid-19. Pelos resultados e contribuição para a população de Paracatu, a plataforma do Integrar foi reconhecida por meio de prêmios como o Marco Maciel, em 2020, e o Proteção Brasil, em 2021.

Escolas

Uma das ações realizadas no eixo da Educação foi o projeto Integrar Educação no Rádio. Foram desenvolvidos 75 programas de rádio com conteúdo educativo para aproximar alunos(as) e escolas no contexto de distanciamento social e aulas virtuais, além de disseminar informações sobre a Covid-19.

Ainda no eixo Educação, professores foram apoiados na utilização de ferramentas da Tecnologia da Informação responsáveis pela disseminação das tarefas e compartilhamento de materiais -- junto aos alunos e comunidade escolar. As atividades aconteceram até o final de 2021, quando foi realizada uma pesquisa para embasar as ações para o ano seguinte, face à necessidade de readequação do programa, após o fim das restrições e do isolamento social imposto aos alunos, famílias e a toda a comunidade escolar.

 “O diagnóstico participativo reiterou a necessidade da promoção de ações ainda mais participativas, incorporando os rostos e vozes dos públicos na comunicação do programa e a prioridade no fortalecimento do professor e do diálogo com os estudantes e as famílias”, explica Rafaela Lima, diretora da Agência de Iniciativas Cidadãs (AIC), parceira da Kinross no Integrar.

O programa de rádio foi apontado como um dos pontos altos do Integrar, assinalou Rafaela, “as pessoas destacaram a assertividade dos programas perante a urgência de transmissão de informações sólidas e confiável”. Por isso, o Integrar Educação no Rádio está de volta em 2022, assim como a ação de escuta ativa e tutoria personalizada dos professores e gestores da educação pública de Paracatu. Na nova plataforma online, também continua a oferta de conteúdos informativos e formativos para o enfrentamento aos desafios educacionais do momento atual da pandemia.

Transformação

Se em 2020, os programas do Integrar Educação no Rádio tinham como objetivo de unir a comunidade escolar que estava dispersa por causa do formato remoto e manter o vínculo com o aprendizado e a escola, em 2022 o projeto se volta para valorizar a educação e as escolas de Paracatu perante a população da cidade e fortalecendo o protagonismo juvenil. Todas as 21 escolas participantes têm produzido programetes de 15 minutos de duração, que são veiculados nas rádios locais. Além disso, de março a abril, foram ao ar áudio-documentários sobre os desafios e as lições aprendidas durante o período de ensino remoto. A programação se estenderá até junho. Os episódios são disponibilizados gradativamente dentro da plataforma online Integrar Kinross.

As atividades de escuta ativa e tutoria de professores este ano também ganharam nova formatação. O trabalho, conduzido por especialistas, começa com a realização de um diagnóstico preliminar em cada escola. A partir daí, um grupo de professores desenvolve um plano de ação para tratar os desafios identificados. Em paralelo, eles também são assessorados quanto aos cursos que são disponibilizados na plataforma e que poderão auxiliá-los neste processo.

As iniciativas voltadas para a Educação ultrapassam o seu próprio eixo e avançam em outras direções do Integrar. É o caso do Fundo de Apoio a Pequenos Projetos, que por meio de um edital, busca apoia propostas emergenciais, pontuais e de pequeno porte, bem como ações educativas, culturais e sociais de enfrentamento aos efeitos da pandemia.

As iniciativas selecionadas recebem aporte financeiro e são realizadas por próprios grupos da cidade, com o acompanhamento de equipe específica. Um exemplo é o projeto de reforço em leitura, escrita e interpretação de texto para os alunos do 4º e 5º ano de uma das escolas do município. Outro também se refere a realização das aulas de reforço mas, nesse caso, voltadas para processos de alfabetização.