Fiemg explica processo de licenciamento ambiental do Complexo Minerário na Serra do Taquaril

Presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais explicou, apresentando dados técnicos, que o cartão postal de Belo Horizonte não será afetado 

Por Conexão Mineral 03/05/2022 - 22:24 hs
Foto: Sebastião Jacinto Júnior
Fiemg explica processo de licenciamento ambiental do Complexo Minerário na Serra do Taquaril
Flávio Roscoe, presidente da Fiemg

Em entrevista coletiva que reuniu a imprensa mineira, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, esclareceu as informações sobre o processo de licenciamento ambiental da Tamisa, no Complexo Minerário Serra do Taquaril, localizado na região da Serra do Curral, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Fazendo um paralelo com o caso da Cervejaria Heineken, que pretendia se instalar na RMBH, mas, após a divulgação de dados incorretos sobre o impacto ambiental, acabou desistindo do projeto, Roscoe deixou claro que a decisão sobre a aprovação da mineração foi tomada com base em pareceres técnicos. “O nosso cartão postal está protegido. Lembrando, que desde 1961, a área da Serra do Curral é tombada pelo patrimônio histórico e não haverá destruição”, pontuou.

Outro tema até então polêmico dentro da questão, foi colocar o discurso de que a votação teria ocorrido ‘na calada da noite’. O presidente da FIEMG informou que a reunião começou às 9h da manhã, do dia 29 de abril e, como mais de 100 pessoas estavam inscritas para manifestar sua opinião, o desenrolar de todo o processo se deu já na madrugada do dia seguinte, após 19 horas de sessão. “Nenhum argumento técnico suficiente foi apresentado durante a reunião. O processo foi alvo de três ações antes da votação. E o tema foi amplamente debatido”, lembrou.

Confira os principais pontos do processo de licenciamento ambiental da Tamisa na Serra do Curral, segundo informações da Fiemg, clicando aqui.