CBMM terá novo diretor-presidente a partir de julho

Por Conexão Mineral 12/05/2022 - 19:59 hs
Foto: CBMM
CBMM terá novo diretor-presidente a partir de julho
Ricardo Fonseca de Mendonça Lima será o novo diretor-presidente da CBMM

A partir de 1º de julho próximo, o atual vice-presidente da CBMM, Ricardo Fonseca de Mendonça Lima, na companhia desde 2018, assume a posição de diretor-presidente. Após cinco anos e meio à frente da empresa, Eduardo Ayroza Galvão Ribeiro passa a compor o Conselho de Administração.

Em linha com as megatendências globais de eletrificação, urbanização, sustentabilidade e transformação digital, em 2021 a CBMM investiu mais na estratégia direcionada a novos negócios, buscando acelerar a entrada de tecnologias aplicadas de Nióbio no mercado global, especialmente no segmento de baterias.

Para suportar os planos de crescimento, a CBMM concluiu o maior ciclo de investimento em planta industrial de sua história, em Araxá (MG), com a expansão da unidade concluída em 2021. Foram investidos R$ 3 bilhões somente na última fase de ampliação, elevando a capacidade produtiva de seu complexo industrial de 100 mil toneladas para 150 mil toneladas de produtos de Nióbio, nível superior à atual demanda do mercado mundial. 

Dentro da estratégia de acelerar crescimento via novos negócios, apenas no ano passado, a empresa investiu em duas startups - na inglesa Echion e na norte-americana Battery Streak. Os investimentos visam acelerar novos desenvolvimentos em materiais para baterias de íons de lítio. Em 2021, o volume de vendas de produtos de Nióbio para aplicação em baterias somou 50 toneladas, para 2022, a previsão é que esse número alcance 500 toneladas.