Nexa busca maior participação de mulheres empreendedoras na mineração

Mineradora e Artemis Project formalizam parceria para fomentar inovação e diversidade

Por Conexão Mineral 20/05/2022 - 20:03 hs
Foto: Nexa/Artemis
Nexa busca maior participação de mulheres empreendedoras na mineração
Artemis Project envolve mais de 80 empreendedoras que já executam contratos internacionais

A Nexa é a primeira International Based Sponsor Partner do Artemis Project com sede no Brasil. O Artemis Project é uma iniciativa da aceleradora canadense Women on the Move, que expandiu operações para o Brasil há um ano, e tem como objetivo fomentar uma maior participação de mulheres empreendedoras como fornecedoras na mineração, trazendo mais inovação e diversidade para a indústria. A Nexa irá colaborar com empresas associadas à rede do Artemis Project globalmente, tendo acesso a negócios e soluções inovadoras e sustentáveis para aumentar a diversidade em sua cadeia de fornecedores. 

“Estamos muito felizes em contar com a participação da Nexa como sponsor do Artemis Project no Brasil”, destaca a co-fundadora do Artemis Project e CEO da aceleradora Women on the Move, Heather Gamble. “Esta é uma grande demonstração de como podemos trabalhar juntos, a milhas de distância, com suporte a mulheres empreendedoras e trazendo mais diversidade, inovação e sustentabilidade para a indústria de mineração mundialmente”, destaca Gamble. “Selecionamos empreendedoras brasileiras para expandir o projeto que já é referência no Canadá desde 2018”, enfatiza. Além do Brasil, a iniciativa também está em expansão para outros mercados, como Chile e outros países da América Latina.

A Gerente Geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Nexa, Lívia Monteiro, destaca: “A parceria com a Artemis reforça o nosso compromisso com a equidade de gênero. Vamos seguir apoiando e incentivando o desenvolvimento das empresas lideradas por mulheres e as associadas a Artemis.” A associação com a Artemis é mais uma iniciativa que se soma ao forte trabalho em empoderamento feminino e equidade de gênero que a Nexa já vem realizando em conjunto com a Women in Mining no Brasil e no Peru. “Temos certeza de que vamos colher muitos frutos na Nexa e no setor da mineração com mais essa parceria de sucesso”, afirma Monteiro.

Liderado pela aceleradora canadense Women on the Move, o projeto criado no Canadá em 2018 completa um ano de expansão para o Brasil. Em 2021, Heather Gamble, CEO e co-fundadora do Artemis Project, foi reconhecida entre os 50 líderes Changemarkers no Canadá no prêmio 2021 Business Changemakers Award, pelo The Globe and Mail, principal jornal do país.

O Artemis Project envolve atualmente mais de 80 empreendedoras que já executam contratos internacionais com empresas de mineração que operam em várias regiões. A expansão do Artemis Project busca maior impacto internacional, auxiliando mulheres empreendedoras em vários países, incluindo o Brasil, a expandirem os seus negócios e a definirem uma rede global de sucesso, em que o empreendedorismo feminino seja símbolo de qualidade técnica na execução, conhecimento e inovação.