Mina de manganês eletrifica suas operações com equipamentos Epiroc movidos a bateria
Carregadeiras e caminhões elétricos serão utilizados em mina da África do Sul
A Assmang é uma importante companhia de mineração Sul Africana, que atua na exploração de ferro, cromo e manganês. No caso deste último metal, um insumo essencial para ligas metálicas industriais, principalmente em aço inoxidável, a empresa está eletrificando suas operações na mina subterrânea Black Rock na Província do Cabo Norte.
O investimento, de cerca de 120 milhões de coroas suecas, inclui várias carregadeiras subterrâneas movidas a bateria, modelo Scooptram ST14, assim como caminhões subterrâneos Minetruck MT42, também totalmente movidos a bateria.
Tais equipamentos, fabricadas em Örebro, Suécia, são construídos para enfrentar as condições mais difíceis e estão repletos de recursos inteligentes embarcados. Entre eles, destacam-se o sistema de prevenção de colisões e a solução de telemática Certiq, que permite o monitoramento automatizado da produtividade e do desempenho das máquinas.
“A Epiroc tem orgulho de apoiar a Assmang em sua jornada para reduzir as emissões por meio do uso de nossos equipamentos elétricos à bateria de última geração, ao mesmo tempo em que prioriza a produtividade e a segurança”, diz Helena Hedblom, presidente e CEO da Epiroc.
Essas novas aquisições da Assmang se somam a outras modernizações que a empresa tem realizado em suas minas. Anteriormente ela já havia implantado a solução digital Mobilaris Mining Intelligence da Epiroc, que fornece consciência situacional da operação de mineração em tempo real.
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias