Acordo de cooperação técnica busca diversificar economia em Conceição do Mato Dentro e região

Iniciativa conta com participação da Anglo American, dos poderes públicos municipal e estadual, entidades empresariais e Ibram

Por Conexão Mineral 29/06/2022 - 21:16 hs
Foto: Anglo American
Acordo de cooperação técnica busca diversificar economia em Conceição do Mato Dentro e região
A formalização desse acordo ocorreu no Paço Municipal de Conceição do Mato Dentro

Com o objetivo de desenvolver estratégias de diversificação econômica dos municípios anfitriões para além da mineração, foi assinado, nesta quarta-feira (29/06), um acordo de cooperação técnica entre a Anglo American, o município de Conceição do Mato Dentro (MG), o Governo do Estado de Minas Gerais, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), a Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (Amig), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) e o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram). 

A formalização desse acordo ocorreu no Paço Municipal de Conceição do Mato Dentro. A iniciativa nasceu no âmbito do Plano de Mineração Sustentável da Anglo American, que tem foco em estabelecer parcerias sólidas, para ampliar as possibilidades de desenvolvimento econômico das regiões onde a empresa opera. Tudo isso de forma sustentável, promovendo a independência desses municípios da atividade mineradora.

Nesse sentido, já foram realizados estudos, entrevistas e análise documental para identificação de cadeias produtivas com alto potencial de desenvolvimento na região. Entre as cadeias escolhidas, nesse primeiro momento, estão as de turismo, agricultura e Eco Parque Industrial, mas outras poderão integrar a iniciativa futuramente. 

Durante as entrevistas e discussões com diversas instituições foram identificadas sinergias com outras iniciativas existentes, como o Projeto Reconversão Produtiva de Territórios Minerados (Governo de Minas, Sebrae, Fiemg, Amig, BDMG e Ibram). “Percebemos a oportunidade de cooperação entre as instituições para somar esforços em prol do desenvolvimento regional”, explica Daniel Tito Guimarães, gerente de Performance Socioinstitucional da Anglo American. A partir desses engajamentos, surgiu a oportunidade da assinatura do acordo em Conceição do Mato Dentro. A solenidade contou com a presença de representantes dos setores público, privado e do terceiro setor da região. 

“A viabilidade da atividade minerária e a necessidade de práticas empresariais mais sustentáveis no setor são temas que impactam vários municípios mineiros, entre eles Conceição do Mato Dentro. Por isso, unimos esforços para discutir alternativas econômicas viáveis e construir um plano de desenvolvimento para os municípios direta e indiretamente impactados pela atividade”, explica João Cruz, diretor técnico do Sebrae Minas.

“Alinhados ao nosso Plano de Mineração Sustentável e ao nosso propósito de reimaginar a mineração para melhorar a vida das pessoas, buscamos apoiar as comunidades anfitriãs para que elas sejam cada vez mais prósperas. O acordo assinado hoje reafirma esse nosso compromisso, que visa traçar novos rumos para a economia local, com incentivos a atividades já existentes e a novas oportunidades e vocações que vão além da mineração. Queremos deixar na região um legado para além da vida útil da mina”, ressalta Guimarães.