Samarco lança segunda edição do Catálogo de Fornecedores Locais

A iniciativa reúne empresas mineiras e capixabas e está disponível no novo site da Samarco

Por Conexão Mineral 04/08/2022 - 21:21 hs
Foto: Samarco
Samarco lança segunda edição do Catálogo de Fornecedores Locais
Catálogo Eletrônico de Fornecedores Locais, com a participação de mais de 450 empresas

A Samarco lançou a segunda edição do Catálogo Eletrônico de Fornecedores Locais, com a participação de mais de 450 empresas de diversos segmentos. A ação é uma das iniciativas atreladas ao programa Força Local, que visa desenvolver e contribuir para a geração de negócios nos territórios onde a empresa atua no Espírito Santo e em Minas Gerais. O catálogo eletrônico reúne informações sobre segmentos como vestuário, ferramentaria, civil, elétrica, mecânica, comunicação, meio ambiente, tecnologia da informação, segurança do trabalho, saúde, entre outros.  

Para a coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo, o catálogo estabelece uma proximidade entre os fornecedores e potencializa os produtos e serviços das regiões. “O catálogo é uma ferramenta que dá visibilidade às empresas. Buscamos estimular e incentivar novas oportunidades de negócios que fortaleçam o comércio local e fomentem o desenvolvimento socioeconômico dos municípios. Aumentamos em 42% o número de empresas participantes em relação a primeira edição”, avaliou. A primeira edição foi lançada em 2021 e contou com mais de 300 empresas cadastradas nos dois estados.  

O diretor Financeiro, Suprimentos e TI da Samarco, Gustavo Selayzim destacou as oportunidades criadas pelo Força Local. “Acreditamos no Força Local como um programa que cria oportunidade para estimular a competitividade e desenvolvimento local. O catálogo é mais uma iniciativa para que os comerciantes locais estejam cada vez mais preparados para atender possíveis demandas da Samarco e de outras empresas, pensando o território para além da mineração. Juntos, buscamos alavancar bons negócios e trazer resultados positivos”, falou. 

De janeiro a maio deste ano, o Força Local realizou 17 palestras, workshops e seminários até o momento com 680 participantes. Além disso, foram R$ 301,4 milhões em compras contemplando 49 fornecedores locais.  

Rede local de serviços 

A Artprint Papelaria, localizada em Guarapari, está presente nas duas edições do Catálogo, como explicou Sandro Butke, proprietário da empresa. "Entendemos que o Catálogo de Fornecedores é de grande importância para ampliar o círculo de negócios, tanto entre nós fornecedores locais como para atender as demandas da Samarco. Fazer parte do catálogo é abrir as portas para novas oportunidades e de alavancar novos negócios”, falou. 

A empresária Marinês Oliveira, proprietária das empresas Recanto do Fazendeiro e do Recanto do Animal, ambas em Mariana, também avaliou como positiva a ação do programa. “O catálogo é uma oportunidade incrível para o empresário local, pois além de funcionar como uma vitrine para os nossos produtos e serviços, nos aproxima de nossos fornecedores e fortalece nossa comunidade”, disse. 

Nova página do Força Local 

Paralelo à segunda edição do Catálogo de Fornecedores Locais, o programa lançou também sua nova página no site da Samarco (www.samarco.com/forca-local), que reúne as principais informações relacionadas ao Força Local como palestras, seminários, rodadas de negócios e parceiros, bem como a divulgação das agendas previstas.   

Os Catálogos de Fornecedores Locais de Minas Gerais e do Espírito Santo, publicados na nova página, contemplam empresas nos territórios que recebem a Samarco em Minas Gerais - Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara, e no Espírito Santo - Anchieta, Guarapari e Piúma.