Horizonte Minerals promove segunda rodada de cursos de qualificação em parceria com o Senai

Oportunidade possibilita capacitação profissional no setor de construção e mineração 

Por Conexão Mineral 12/08/2022 - 21:12 hs
Foto: Horizonte Minerals
Horizonte Minerals promove segunda rodada de cursos de qualificação em parceria com o Senai
Previsão é que o Projeto Araguaia gere mais de 2,5 mil empregos durante sua construção

A Horizonte Minerals, empresa com foco em níquel e atuação no Pará, deu início a mais uma etapa do Programa de Capacitação para Desenvolvimento Profissional, uma iniciativa em parceria com o Senai, com investimento de cerca de R$ 2 milhões.  O objetivo é proporcionar formação qualificada para que a mão de obra local adquira conhecimento e capacitação para trabalhar na construção e operação do Projeto Araguaia, em Conceição do Araguaia, e para outras indústrias.

Entre os inscritos, 100 foram selecionados para as novas turmas do programa, que acontece nas salas de aula da Universidade do Estado do Pará (UEPA) e nos laboratórios móveis do Senai. Os candidatos foram selecionados a partir dos critérios estabelecidos e previamente divulgados pela empresa. 

“A partir da qualificação profissional por meio dos cursos oferecidos, os participantes estarão mais preparados para aproveitar as oportunidades na Horizonte Minerals e nas empresas parceiras”, explica o Gerente de Recursos Humanos da Horizonte Minerals, Rinaldo Dantas. Antes de iniciar o curso, os participantes assistem a uma palestra, denominada aula inaugural, que aborda a implantação e operação do Projeto Araguaia, além de apresentar a planta do empreendimento e reforçar o compromisso da empresa com o desenvolvimento local, com a sustentabilidade e a segurança de todos os envolvidos.

A previsão é que o Projeto Araguaia gere mais de 2,5 mil empregos durante sua construção e 500 postos de trabalho permanentes durante os 28 anos de vida útil da mina. Ao todo, 390 pessoas locais serão treinadas em parceria com o Senai, sendo que 78 deles já se formaram em julho. 

Entre os cursos oferecidos nesta etapa estão operação de processo de mineração, soldador TIG e soldador revestido. No curso de operador de processos de mineração, foram inscritos 60 alunos, distribuídos em duas turmas. Deste total, 50% são mulheres.  Maria de Jesus é uma das alunas inscritas. “Este curso irá me preparar para o mercado de trabalho. Pesquisei bastante a função e me identifiquei com ela”, afirma Maria. 

O Diretor do Projeto Araguaia, Leonardo Vianna, destaca: "Estou muito contente por ver que 78 colegas membros da comunidade se graduaram até agora na formação do Senai e que outros 100 iniciaram esta viagem. A equipe do Projeto Araguaia está trabalhando com as contratadas para garantir a prioridade dos capacitados nas vagas locais. Estou ansioso por trabalhar com os candidatos bem-sucedidos ao longo da construção e operação do Projeto.  Saúdo particularmente os alunos recém-chegados e que as mulheres se juntem à nossa equipe". 

De acordo com a diretora do Senai em Conceição do Araguaia, Carliane Primo, “temos ótimas oportunidades para contribuir com o desenvolvimento do município por meio dessas capacitações que vão gerar emprego e renda para a população local. De forma geral, as mulheres chegam buscando cursos administrativos e, a partir dessa importante parceria com a Horizonte Minerals, elas começam a perceber novas opções de qualificação de mão obra feminina e uma possibilidade real de inserção no mercado de trabalho em funções nunca pensadas anteriormente, a partir de qualificação e capacitação adequadas.”

Informações sobre vagas: acesse o site da empresa clicando aqui.

Leia também: