Liebherr lança duas pás-carregadeiras

Por Conexão Mineral 13/09/2022 - 18:26 hs
Foto: Conexão Mineral
Liebherr lança duas pás-carregadeiras
Jabur Mansur, Engenheiro de Produto – Movimentação de Terra da Liebherr

A Liebherr apresentou na M&T Expo 2022 as suas melhores soluções para as áreas de construção e mineração. Na feira, foram lançadas duas novas pás-carregadeiras para complementar o portfólio dessas máquinas no Brasil. Além disso, destacavam-se o LTM 1120-4.1, um guindaste sobre pneus de 4 eixos e capacidade de 120 toneladas, a betoneira leve da Liebherr, HTM Lightweight e o manipulador de materiais LH 30 M. 

As duas novas pás-carregadeiras complementam o portfólio da Liebherr de médio e grande portes e contam com novas tecnologias embarcadas, que ajudam a melhorar a produtividade da operação. O conceito de translação Liebherr, já consagrado no mercado, que permite que as pás-carregadeiras Liebherr tenham o menor consumo de combustível da categoria, continua como diferencial das novas máquinas. 

A L 550 tem 12.840 Kg de carga de tombamento e caçamba padrão de 3,5m³ (para materiais de densidade de 1,8t/m³) e conta com o já conhecido no Brasil sistema de translação hidrostático. A L 586 XPower tem 21.600 Kg de carga de tombamento e na feira foi  exibida com caçamba de 4,0 m³, ideal para carregamento de minério de ferro (densidade 2,7 t/m³). A L 586 XPower conta com o sistema de translação Liebherr XPower, consagrada no mercado europeu e que reúne o melhor das duas transmissões: hidrostática para baixas velocidades, reversão e carregamento, e mecânica para velocidades superiores e longas distâncias. 

Jabur Mansur, Engenheiro de Produto – Movimentação de Terra da Liebherr, explica que o XPower não era oferecido no Brasil para esse porte de equipamento, mas a empresa trouxe para o o mercado brasileiro esse sistema que reduz o  consumo de combustível entre 25% a 30%. “O nosso consumo é de 23 a 25 litros por hora”, ressalta Mansur, destacando ainda os itens de segurança, como balança embarcada, câmera de ré com sensor de presença e posicionamento automático de caçamba e braço de elevação com um toque, facilitando o trabalho para o operador.

Com as novas pás-carregadeiras, a Liebherr passa a oferecer, no Brasil, máquinas com cargas de tombamento que variam de 9.000 kg a 21.600 kg, cobrindo uma ampla gama de aplicações, de movimentações de apoio, de materiais leves, como chips de madeira, carregamentos em pedreiras, até produção de minério. 

Nas faixas de equipamentos mais robustos, para a mineração de grande porte, acima de 100 t, a expectativa do fabricante para 2023 também é boa. Segundo Jair Machado, Gerente Comercial Divisional – Mineração da Liebherr, a demanda em geral no setor ainda é alta, com prazos de entrega alongados, e em 2023 devem sair projetos grandes, que demandarão as soluções mais pesadas da marca. 

Guindastes de Torre 

Também foi destaque na M&T Expo a miniatura do guindaste de torre 630 EC-H 40. Medindo quase 1,80m de altura, a miniatura é uma réplica em escala do modelo original, seguindo a proporção de 1:50. O 630 EC-H 40, é um guindaste de torre com capacidade máxima de 40 toneladas. Entre muitas das funções que este pode executar, destaca-se a aplicação na indústria de mineração. Os guindastes de torre, que são reconhecidos pela sua longa vida útil, podem operar desde a construção de uma planta de mineração, permanecendo instalado no local para a realização de todas as manutenções que essa planta demanda, por até 25 a 30 anos, ou seja, durante praticamente toda a operação dessa mina. A alta capacidade de carga, aliada com a possibilidade de movimentação de carga na horizontal e a pequena área de trabalho necessária para a execução desses serviços, tornam o guindaste de torre uma excelente opção para a construção e manutenção de minas. 


Jair Machado, Gerente Comercial Divisional – Mineração da Liebherr