Produção da Aura Minerals cresce 5% no terceiro trimestre

Mineradora aposta em aumento também para os próximos três meses

Por Conexão Mineral 13/10/2022 - 22:13 hs
Foto: Aura Minerals
Produção da Aura Minerals cresce 5% no terceiro trimestre
Dados divulgados pela Aura Minerals

A Aura Minerals registrou a produção total no terceiro trimestre de 2022 de  58.175 onças de ouro equivalente (GEO), um aumento de 5% quando calculada a preços correntes e 8% a preços constantes. A produção dos últimos doze meses (LTM) ultrapassou 250.000 GEO no final do terceiro trimestre de 2022, quando é excluída a produção de Gold Road, operação suspensa no quarto trimestre de 2021. O acumulado dos 12 meses manteve-se estável a preços constantes em relação aos trimestres anteriores.

“Apesar de impactos adversos de clima, preços mais baixos do cobre e menor produtividade em Honduras, neste trimestre aumentamos nossa produção em 5% em relação ao 2T22. Esperamos fortalecer nossa produção em todas as três operações à medida que avançamos para o quarto trimestre, principalmente em EPP com teores mais altos e em San Andres, onde se espera que as eficiências operacionais entrem em vigor’, comentou Rodrigo Barbosa, CEO da Aura Minerals.

Destaques do período

A produção de concentrado em Aranzazu aumentou 6% em relação ao segundo trimestre de 2022 como resultado de volumes de produção consistentemente acima das 100.000 toneladas por mês e atingindo uma média mensal de 104.400 toneladas minério processado na planta durante o terceiro trimestre – recorde de produção para um único trimestre. Os cálculos de GEO foram impactados pelos preços mais baixos de cobre no trimestre.

Em EPP, a operação da mina concentrou-se na fase II da cava de Ernesto, resultando em teores mais altos. Isso deve resultar também em uma produção significativamente melhor no quarto trimestre de 2022. Para este trimestre, a companhia também focou na mistura de minério de teor médio/baixo para reduzir o estoque, otimizando o fluxo de caixa. A produção foi um pouco melhor do que a expectativa da administração, atingindo cerca de 18 mil onças de ouro no trimestre; considerando somente setembro de 2022 a produção aumentou, atingindo 8.378 onças. A Aura espera que EPP entregue uma produção mais forte no quarto trimestre de 2022.

A produção de San Andres ficou abaixo da expectativa da administração devido às fortes chuvas acima da média histórica para este período do ano que, combinada com dois terremotos durante o trimestre, impactou negativamente a produção do terceiro trimestre de 2022. A Aura espera que os níveis de produção de San  Andres aumentem no quarto trimestre de 2022. Além disso, San Andrés firmou contrato com um novo operador de mina em julho/2022, o que deverá aumentar os níveis de produtividade e reduzir os custos caixa nos próximos trimestres devido às melhores condições comerciais do novo contrato.

A produção dos últimos doze meses (LTM) ultrapassou 250.000 GEO no final do terceiro trimestre de 2022, quando é excluída a produção de Gold Road, que teve sua operação suspensa durante o quarto trimestre de 2021. O acumulado dos 12 meses manteve-se estável a preços constantes em relação aos trimestres anteriores.

Resumo do desempenho de cada mina em operação durante o terceiro trimestre de 2022:

• Minas EPP: A produção ficou 18% acima do mesmo trimestre de 2021 e 43% acima do 1T22. Os teores atingiram 1,43 g/t Au com foco na Fase II do depósito de Ernesto, que também proporcionou um mineral mais macio e possibilitou um aumento de 18% no minério processado comparado ao trimestre anterior.

• San Andres: A produção ficou 20% abaixo do mesmo trimestre de 2021 e 16% abaixo do trimestre anterior, principalmente devido à menor produção da mina como resultado do ramp-up de performance do novo contratista das operações de mina, chuvas fortes e terremotos. A produção de minério ficou 25% abaixo do segundo trimestre de 2022. Para o quarto trimestre de 2022, a Companhia está focando na zona superior de Esperanza, que fornecerá teores mais altos com material oxidado.

• Aranzazu: A produção de concentrado ficou 9% acima do mesmo período de 2021 e 6% acima do trimestre anterior, compensando parcialmente a redução do preço de venda do cobre, 18% abaixo do mesmo trimestre de 2021 e 18% abaixo do trimestre anterior. A produção de cobre ficou 12% acima do mesmo trimestre de 2021 e 10% acima do trimestre anterior, consequência de maiores teores.