Protótipo do CAT 793 elétrico a bateria é apresentado em campo de provas no Arizona
Caterpillar anuncia também investimentos no Tucson Proving Ground
A Caterpillar Inc. anunciou em 21/11 uma demonstração bem-sucedida de seu primeiro caminhão de mineração Cat 793 elétrico a bateria de grande porte. O desenvolvimento do protótipo foi concluiu com o apoio dos principais clientes de mineração que participam do programa Early Learner da Caterpillar, que envolve acordos estabelecidos de eletrificação entre a Caterpillar e as companhias BHP, Freeport-McMoRan, Newmont Corporation, Rio Tinto e Teck Resources Limited.
"Nossa equipe global desenvolveu este caminhão a bateria em um ritmo acelerado para ajudar nossos clientes a cumprir seus compromissos de sustentabilidade”, diz a presidente do grupo responsável pelo segmento de Indústrias de Recursos, Denise Johnson. “Esta demonstração é um marco significativo e estamos entusiasmados para esses caminhões começarem a operar nas minas dos clientes em todo o mundo em um futuro bem próximo”, comenta Johnson.
O programa Early Learner lançado em 2021 se concentra em acelerar o desenvolvimento e a validação dos caminhões elétricos a bateria da Caterpillar nas minas dos clientes participantes. Também busca dar suporte aos compromissos que cada cliente participante do Early Learner assumiu para reduzir e eliminar as emissões de gases de efeito estufa de suas operações. Um dos principais objetivos do programa é que a Caterpillar colabore mais estreitamente com seus clientes à medida que o setor passa por mudanças transformacionais durante a transição energética.
Os clientes Early Learner se reuniram para assistir à demonstração ao vivo do protótipo de caminhão elétrico a bateria da Caterpillar em um percurso de sete quilômetros no campo de provas da companhia no Arizona, Estados Unidos. Durante a apresentação, a Caterpillar monitorou mais de 1.100 canais de dados, reunindo 110.000 pontos de dados por segundo, para validar os recursos de simulação e modelagem de engenharia. Totalmente carregado em sua capacidade nominal, o caminhão atingiu uma velocidade máxima de 60 km/h. Carregado, viajou um quilômetro subindo uma inclinação de 10% a 12 km/h. O equipamento também executou uma corrida de um quilômetro em um declive de 10%, capturando a energia que normalmente seria perdida no calor e regenerando essa energia para a bateria. Ao completar o trajeto, o caminhão manteve a energia das baterias suficiente para realizar ciclos completos adicionais.
Mina do Futuro
Conexão Mineral - Notícia mais lida na Conexão Mineral - Outubro 2024
As Mulheres na Mineração Brasileira - Mulheres são cerca de 17% da força de trabalho na mineração mas empresas buscam melhorias